arrow_backVoltar

O espaço é seu

Design e Pensamento (Rique Nitzsche)

10.07.09

Nesse impasse mundial econômico, quando as coisas sólidas se desmancham no ar, as palavras proféticas de Schumpeter conquistam um significado cada vez maior.

Ele dizia, desde a década de 30, que a evolução poderia ser acelerada pela "destruição criativa" das estruturas vigentes. Ele insistia na inovação como um caminho para construir uma economia saudável.

Em 1969, um gênio polivalente e premiado pelo Nobel, Herbert Alexander Simon, lançou as bases da inteligência artificial e do "design thinking" baseado em um processo de construção de ideias com um compromisso com um futuro melhorado, diferente de um pensamento crítico.


Alan G. Lafley aposta nisso desde 2000, quando assumiu a presidência-executiva da P&G, no meio de uma crise interna. Ele optou por inventar um futuro diferente e investiu em "design thinking", que muito além da indução e dedução, projeta uma solução inédita, diferenciada do status quo. A P&G, como muitas outras multinacionais, criou um conselho assessor de design para implantar a inovação permanente ao longo da estrutura operacional.


Hoje, os acadêmicos já geraram montanhas de defesas ao "design thinking", uma forma de pensamento através do design que ajuda na tomada de decisões.

Ensinado em Stanford para executivos, o "design thinking" debutou em Davos no Fórum Econômico Mundial de 2006 para as 'celebridades' internacionais presentes.

O "design thinking" vem sendo percebido como um processo para a construção de um novo futuro cada vez mais inovador, sustentável e consciente. Com uma grande perspectiva de transformação da sociedade, ele pode ser praticado por qualquer um, democraticamente, como uma atitude de transformação.


Esse foi um dos assuntos de palestras de "Design e Pensamento", em encontros realizados no início de 2009 na Casa do Saber, em São Paulo.


Os temas eram:


- Um passeio da pré-história à véspera do lançamento oficial do design;

- A transformação do design desde a Bauhaus. O “design thinking”;

- Inovação. Como a inovação depende do design. Casos de inovação;

- Sustentabilidade. Como o design pode ajudar no desenvolvimento de um planeta sustentável.


Rique Nitzsche, engenheiro e design thinker, professor de Design Estratégico e Planejamento Estratégico de Design na pós-graduação da ESPM, palestrante sobre Processos de Inovação, responsável pela criação da Animus O2, especializada em Shopper Marketing.


Leia textos anteriores de Rique aqui e aqui.

O espaço é seu

/