Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Encontro de Pensadores de Criação: o que aprendi
O que aprendi no 1º Encontro de Pensadores de Criação
Dia 18 de agosto, junto com alguns amigos, tive a oportunidade de conferir de perto uma reunião de gigantes: Rynaldo Gondim (AlmapBBDO), Mário DAndrea (Fischer&Friends), Adriana Davini (Ogilvy), Renata Namo (DeBrito), Leo Macias (Publicis), André Pedroso (DM9DDB), Ruy Lindenberg (Leo Burnett Tailor Made), André Kassu (AlmapBBDO), Francisco Lucchini (Quê), Milton Mastrocessario (WMcCann) e José Henrique Borghi (BorghiErh/Lowe).
Um encontro antológico. Tanto para a propaganda, quanto para cada pessoa que estava na plateia. Essa é uma definição próxima do que foi, de verdade, o 1º Encontro de Pensadores de Criação, realizado pela Escola de Redatores da qual, orgulhosamente, faço parte da primeira turma.
No palco, vimos as opiniões, ideias e histórias de profissionais que são realmente apaixonados pelo que fazem. E que foram reunidas de forma resumida neste texto, com o objetivo de multiplicar o conteúdo apresentado em pouco mais de 2h tempo que, infelizmente, pareceu voar.
Não gosta de problema? Troque de profissão.
Publicitário é um solucionador nato de problemas. Esta é a reason why básica da profissão. Por isso, nunca tente se desviar, empurrar para outro ou fingir que determinado problema não existe.
Apague da sua vida a expressão eu não sou pago pra fazer isso.
Sim, redator faz folheto, faz tijolinho de classificado, faz spot, faz TV e até mesmo projetos com muita verba. Não menospreze o job que recebeu. E nunca superestime o seu talento, achando que você é bom demais para criar para determinadas mídias ou clientes. Você foi contratado para resolver problemas, independente do tamanho deles.
Respeite a sua profissão.
A propaganda movimenta a economia, as pessoas, gera e mantém milhares de empregos todos os dias. A propaganda pode mudar as pessoas e os seus desejos. Rynaldo Gondim contou que, mesmo depois de contratado pela sua primeira agência, demorou a usar o título de redator porque ainda não se achava digno de ser chamado assim. Isso é amor pela profissão. É respeito.
Tenha profissionais para admirar.
Esta também é uma forma de respeitar sua profissão. E, principalmente, respeitar todos os profissionais que vieram antes de você, e transformaram a propaganda brasileira em uma das melhores do mundo. Mas lembre-se: admirar é respeitar, usar como referência, o que é bem diferente de endeusar.
Abasteça-se de vida.
Veja menos anuários e abra mais os olhos para observar e absorver os dias e as pessoas. Em uma paráfrase do Washington Olivetto: "Quem só vê propaganda só vai criar aquilo que já foi feito".
Escrever bem não é obrigação apenas do redator.
Uma frase que o Marcos Ferraz mediador do encontro e professor/fundador da Escola de Redatores sempre fala é que A palavra é o instrumento do raciocínio. Logo, escrever bem é uma obrigação de todo ser humano que pensa e que pretende expressar e defender alguma ideia.
O que fez ontem, que fique lá.
Ter uma ideia genial no dia anterior não quer dizer nada no dia seguinte. Comece tudo de novo hoje, amanhã, depois, e assim por diante. A qualidade criativa tem que ter frequência. Por isso, em vez de contar vantagem sobre o que fez ontem, utilize sua energia e talento no trabalho de agora.
A leitura é o dever de casa do redator. Todos os dias.
A leitura é uma das formas mais fáceis e acessíveis para absorver conteúdo. E conteúdo é a bagagem essencial para criar, para ter ideias. Leia de tudo: livros clássicos, best sellers, poesias, bula de remédio, blogs, jornais, revistas especializadas, de curiosidades e até de fofocas. Leia o que você gosta, mas não se esqueça de ler também o que o público gosta. Afinal, é para ele que você vai criar. Leia também as pessoas, veja como elas agem e reagem no dia a dia, o que elas falam e como elas falam. Observe tudo. Outra forma acessível para absorver conteúdo é por meio do cinema. Assista muitos filmes e séries, mais de uma vez, se achar necessário.
Tem que ter talento. Mas também tem que ter disciplina, humildade e dedicação.
Sem carregar essas 4 características com você, o tempo todo, o risco de tornar-se somente mais um no mercado é grande. Muito grande. Trabalhe bastante, mostre disposição e tenha foco. Bom humor também ajuda (ninguém gosta de conviver com pessoas ranzinzas, de mal com a vida).
De forma bem resumida, é isso.
Ao ler o texto, espero que você também tenha se sentido na plateia do 1º Encontro de Pensadores de Criação.
Christiano Vendramine Redator da PáginaCom.
Comentários
Diego Santana - Christiano, parabéns pelo texto. Achei sensacional. Meu nome é Diego Santana e sou redator de uma agência do litoral de São Paulo, a Cia Santista, baseada na cidade de Santos, o que fica óbvio pelo nome. Três comentários: Fiquei muito feliz por, primeiro, ter chegado ao seu texto e de certa forma ter sentido o teor da palestra. Segundo, fiquei mais feliz ainda por acreditar que, mesmo estando no começo de minha carreira, segundo os conselhos dos grandes mestres, pareço estar no caminho certo. Terceiro, fico triste por não ter tido acesso as informações sobre o encontro antes para que eu pudesse ter praticipado desse incrível experiência in loco. Mais uma vez, parabéns pelo texto, muito elucidativo. Um abraço