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3 campanhas e 1 título
A oportunidade não desperdiçada da disputa do título mundial pelo Corinthians no Japão movimentou o mercado publicitário brasileiro com pelo menos 3 campanhas que merecem atenção particular. Seja pelo brilho criativo, a acurácia estética ou a estratégia da marca anunciante, nenhuma delas desperdiçou o tempo do consumidor ou ao menos de quem clicou para ver o videocase.
Há alguns meses, a F/Nazca S&S perdeu a conta da Nike, mas Epidemia Corintiana poderia muito bem estar no portfólio de qualquer multinacional independente sediada em Portland. Agora com a assinatura da rede de lojas Poderoso Timão, a campanha eleva a louca paixão do torcedor alvinegro ao estágio de doença infecciosa. Para o consumidor, é como se estivesse assistindo à sequência de República Popular dos Corinthians. Fair enough, nas araras das butiques Poderoso Timão ainda não se encontram produtos de outra marca. Vale mencionar o cuidado com a direção de arte, o respeito a cada peça, cada frame, cada detalhe da campanha, um esforço permanente que fez da F/Nazca a agência mais premiada em craft no último Anuário do Clube.
Há alguns meses, a W+K de São Paulo recebeu a conta da Nike e a imensa responsabilidade de manter a bola girando redondinha. Aqui É Corinthians talvez não entrasse no portfólio da F/Nazca, mas não há como negar que a agência encontrou sua grandeza e realizou uma campanha pertinente e alinhada ao conceito internacional da marca. A estratégia de internacionalizar a mensagem no momento da disputa de um título mundial casou perfeitamente com o enorme desafio do clube paulista de mostrar ao mundo quem é o Corinthians. A toda poderosa a serviço do todo poderoso. Gol legítimo.
E quando parecia não haver tempo para mais nada, surgiu o Gavião Louco. Numa época em que tudo é possível até o Paolo Guerrero superar o Petr Cech por que não enviar um gavião ao Japão munido de uma GoPro, um GPS e um dispositivo acionável por telecomando para transmitir mensagens de apoio ao Timão? Por Sedex seria mais rápido e simples, mas comcerteza menos espetacular. Mesmo parecendo deixar o fair play de lado em alguns momentos, a campanha entreteve e entregou o que prometia. (Com as ferramentas disponíveis hoje, é possível revisitar antigas ideias e soar original. E isso pode ser útil para caramba no próximo job de Dia das Mães.)
Na terça pela manhã os jogadores do Corinthians desembarcaram em São Paulo trazendo o troféu na bagagem. Resta saber se alguma dessas campanhas vai ter um desempenho tão competitivo nos campeonatos mundiais de propaganda que se aproximam. Ironia do destino, vai ter corintiano torcendo para dar leão.
Rafael Genu, redator da Loducca