Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
FAQ do CCSP (por André Kassu)
Todo festival é cercado de dúvidas. Visando facilitar a vida do público em geral, o CCSP organizou um FAQ, que em português poderia ser chamado de PF. A tradução, nesse caso, não é recomendada, pois acarreta uma confusão com outro PF, o pratão de arroz com feijão, macarrão e bife. Aquele que comemos quando estamos na PF e não na PJ. Sendo assim, vamos de FAQ do CCSP mesmo.
P: O Festival do CCSP é um encontro secreto de criativos?
Por décadas, o CCSP ficou limitado a uma premiação, à publicação com os trabalhos escolhidos e a uma festa para falarmos como é que está lá? Pelos anuários do CCSP, podemos entender a história da propaganda brasileira. É o maior registro da produção publicitária desse país. Só que parecia um Clube do Bolinha. Para acabar com essa impressão, foi criado o Festival. Que ultrapassa as barreiras do anuário e promove o debate entre as mais diferentes áreas durante três dias. Uma oportunidade única de pensar no mercado que queremos ser. Putz, era segredo.
P: Por que eu deveria me despencar para ver o Festival?
Nessa hora, não adianta apelar para o blablablá, nem pro pepetê. Você precisa apresentar fatos. Alguns nomes já confirmados para as palestras e mesas de debate: Sandro di Segni, Diretor de Efeitos Especiais em produções como Harry Potter e Godzilla; Paulo Barros, carnavalesco; os escritores e roteiristas Marcelo Rubens Paiva, Letícia Wierzchowski e Jaqueline Vargas; Matt Estwood, Worldwide Chief Creative Officer da JWT; Ajaz Ahmed, fundador da AKQA; Tati Lemos, diretora de marketing da Nestlé; Sungwon Kim, planner da Dentsu Tokyo; Guil Blanche - Diretor Executivo do Movimento 90º; Chuck Porter - co-founder e chairman da CP+B; Luciana Rodrigues - VP, Innovations da Turner; Thorsten Harstall - Director of Adidas Creative Centre; João Marcelo Bôscoli - Produtor musical e sócio da Trama, entre muitos outros. São nomes do tamanho e extensão da descrição dos seus cargos. E convencemos todos sem o glamour da Riviera Francesa e sem o Hotel Majestic na faixa. Sinal que o conteúdo é bom mesmo.
P: Quanto custa a entrada?
R$ 390, para os três dias. Estudantes pagam meia. Ou seja, você pode mandar toda a sua equipe e ainda assim sai mais barato que uma inscrição de delegado em Cannes. É só entrar na loja do CCSP*.
P: Eu sou anunciante. Devo ir?
Sim. O intuito do Festival é estimular que anunciantes, fornecedores e agências possam brigar pelo mesmo objetivo: um trabalho criativo que resulte em números de vendas. Que deixe até o mais cético dos acionistas feliz.
P: Eu sou bicão. Devo ir?
Não. Não tem festa com pulseirinha, nem bebida gratuita.
P: Eu trabalho com focus-group. Corro o risco de sofrer bullying?
A discussão é entre todos os setores. É uma chance real de entender o que pode ser feito para melhorar o trabalho. Venha despido de medo e de animatic.
P: Eu não tenho calça da Diesel, nem barba desleixada. Posso entrar assim mesmo?
Repare: publicitários se dizem diferentes, mas se vestem parecidos. Provoque essa discussão. Coloque o seu All Star envelhecido em armários de carvalho, óculos de armação colorida e seja bem-vindo.
P: Vai ter vinho rosé?
Não. O que vai poupá-lo de uma bela dor de cabeça no dia seguinte e um pouco mais de foco nas palestras.
P: Dá para emendar uma ida até Saint-Paul-de-Vence?
Que dá, dá. Só é um tanto longe e ridiculamente caro. Serve St. Amaro?
P: Cannes já era. Só vou ao SXSW. O Festival do CCSP é para mim?
Quer coisa mais hipster do que dizer que encontrou um lugar descolado aqui do lado? Fora que é muito trendy ter orgulho da cultura local.
P: Como eu peço para a minha empresa pagar a inscrição?
Mostre os preços de uma ida a qualquer outro festival no mundo. Argumente que o custo é em real. Sensibilize o financeiro do jeito certo.
P: Sei que está fora de contexto, mas há anos não consigo dormir com essa questão: pra entender o erê tem que tá moleque?
Você também? Porra, não estou sozinho.
por André Kassu - sócio e diretor de criação da Crispin Porter + Bogusky SP
*sócios do CCSP não pagam nada. Saiba mais sobre os ingressos aqui.
Leia mais sobre o Festival do CCSP aqui
Sobre a Categoria Estudantes você descobre tudo clicando aqui.