Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Eduardo e Monica e Eu (Rafael Pitanguy)
Bem, esse é o primeiro texto que escrevo para o CCSP. E nunca escrevi justamente por saber como tudo é super julgado na nossa profissão.
Difícil não ficar inseguro. Pô, e se não gostarem do texto. Pô, e se o redator daquela agência detonar o que eu disse. Faz parte.
Somos todos criativos e ao mesmo tempo, juízes. E juízes severos. Daqueles que na maior parte das vezes condenam. Às vezes, absolvem. E em raros momentos, libertam.
O problema é que esse mesmo medo do julgamento, que mata tanta coisa, também dá vida a várias outras. E assim nascem os heterônimos, os Fuckyeahs, os e-mails anônimos. Assim nasce essa nossa capacidade infinita de nos auto-sabotar.
Essa semana, o julgamento foi comigo.
Primeiro, foi para o bem. Postamos o videoclipe de homenagem aos 25 anos do aniversário da música Eduardo e Monica. Muita gente curtiu, elogiou, twittou.
Não demorou dois dias para alguém encontrar um comercial da antiga ATL, que também usava a música Eduardo e Monica e mostrava a vida de um casal. Aí, mudou tudo.
Não importa que o comercial tenha sido veiculado há 10 anos. Não importa que tenha sido só por 20 dias e regionalmente. Nao importa que ele não estivesse no Youtube ou que nem a gravadora lembrasse dele. Foi chupada e pronto. Simples assim, como diz uma outra operadora.
O problema é que importa, sim, que esse comercial tenha sido veiculado há 10 anos e só por 20 dias. Importa, sim, que ele não estivesse no Youtube, que seja um filme de oferta de 30 segundos e de uma operadora extinta. Importa, sim, que a gravadora não tenha avisado nada pra gente sobre esse filme.
Importa porque, assim, eu fico triste com essa infeliz coincidência. Mas também feliz em saber que valeu a pena criar, rabiscar, repensar, se reunir, pensar outra vez, convencer, escolher os parceiros e ralar muito, por dois meses, para colocar esse projeto de pé. Para a Vivo, a O2 e esse monte de amigo que deu força, obrigado. De verdade.
Rafael Pitanguy | Redator e Diretor de Criação / Africa
Veja o clipe de Eduardo e Mônica da Vivo aqui. Se quiser espiar o filme de ATL, clique aqui.
Comentários
R - Não sabia que copiar dava tanto trabalho!
Ana Paula Maguari - Tá bom...
Alexandre Oliveira - Parabéns pelo excelente trabalho, Rafael. Se a gente levar em conta todas as críticas, ainda assim, esse foi muito melhor, imensamente mais bonito e envolvente. Não adianta produzir uma ideia, tem que envolver e fazer se emocionar. É por isso que eu, Alexandre Oliveira, digo: "valeu cada segundo do vídeo da Vivo! E a ATL e esses críticos de merda que se f@#$%#%%¨$¨$!"...rs
Márcio - É um dos melhores filmes que vi nos últimos anos. Parabéns a todos os envolvidos.
Thiago Rezende - Massa a sua resposta, man. De coração. Parabéns pela ousadia de ter criado o filme, de estar enfrentando essa coincidência e de responder dessa forma. Sou um mero redator, em Salvador, e de forma alguma tenho a pretensão de dar um conselho a você. Não sei se você fez isso, mas eu costumo mostrar algumas idéias para pessoas mais velhas do mercado (de minha confiança e que julgo ter um bom crivo e repertório) para que elas me digam se já viram algo semelhante. Bom, de qualquer forma, parabéns mesmo.
Max Calhao - Quando fazemos algo com o coração, de verdade mesmo, seja criando alguma peça ou escrevendo um artigo, somos eternos, por fazer algo eterno. Critica destrutiva é apenas poeira, ofusca bastante, mas logo perde a força. Parabéns Rafael.
daniel japa - Coisas mais importantes para lembrar do que um filme de 10 anos atrás: Vibrar com grandes ideias, mesmo que não sejam nossas. Dar mais importância à resposta do público do que a do júri. Aplaudir a iniciativa e a capacidade de realizar. Parabéns pelo trabalho, com ATL ou sem, ele continua genial. Abraço
Julie Philippe - E isso aqui http://ow.ly/5f6Cr é plágio disso aqui http://ow.ly/5f6Er ? Faz do Steven Spielberg um cineasta pior? Não. Parabéns pelo filme e pela coragem de responder aos 'mimimis'.
Walter Lencina - Toda forma de expressão está repleta de possibilidades de repetição ou releitura. Isso vai desde a música até a comunicação comercial. No entento, em grande parte das vezes, é possível saber quando houve plágio na cara dura, quando houve má fé, porque via de regra as cópias baratas carecem de pertinência. Normalmente, não sempre. De qualquer forma, é certo que criticar é muito fácil, fazer é que são elas. Rafael, seguinte: tá cheio de neguinho com dor de cotovelo por não ter podido fazer coisas que você faz. Isso nem é da profissão, é da vida mesmo, cara. Coloca na pasta como um case que moveu muitas opiniões, teve pertinência e, de quebra, nos fez rememorar saudosos tempos com essa bela mensagem. Antes que eu me esqueça, parabéns a toda a equipe. Abraço, cara. Walter
Ronaldo - Nao é pq seu dupla ja ganhou premios com ATL, na mesma época em que ATL colocou "Eduardo e Monica" no ar que a gente vai achar que ele conhecia o filme ne? Bobagem. Parabens cara. É como dizem por ai: Vai copiar, copia bem copiado. Melhor do que ja foi feito. Parabens! Bela Copia!
Juliana - Parabéns Pitanguy, o trabalho é lindo, o Brasil todo gosta. Não fique chateado com os comentários negativos, isso é comum na internet, um espaço onde se fala tudo, inclusive muita besteira. O trabalho está incrível. Parabéns a todos os envolvidos.
Luana - Sinceramente, admiro a sua postura de vir aqui esclarecer o ocorrido! Se foi copia ou não, o trabalho foi bem feito, e vocês junto com a Vivo conseguiram dar vida a musica para um publico moderno, o publico de hoje, que esta nas redes sociais!!! Quem lembrou do antigo video, otimo! Mas a ideia de se renovar sempre é maravilhosa, por isso parabéns Pitanguy!!
Carlos - Ô mercado chato, feito por pessoas chatas, pobres humanos que preferem falar mal do que bem. Tá parecendo revista Ti-Ti-Ti. Mercado onde as pessoas não fazem amigos, trocam idéias e só ficam atrás de um computador buscando oportunidades para reclamar e falar mal. Chatos. Vão rir, beber, ler livros, ver filmes, evoluir.
Anonima - Pitanguy, vou elogiar anonimamente....Eu achei o filme genial e achei cruel o comparativo com o filme da ATL, que não tem nada a ver com a sua proposta. Acredite na sua originalidade!!
Marcos Siqueira - Parabéns Pitanguy, belíssimo filme.
Gustavo Vilela - Parabéns pelo filmaço Eduardo e Mônica. E para os funcionários da ®ecalque, indico outra música da Legião: "Vamos Fazer um Filme"
Rodolfo Picallidy - gostei da postura do Rafael, que pelo menos é possuidor de 4 ou 5 leões em Cannes. Chupado ou não, o filme está lindo. Parabéns.