arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Diretores de criação de merda. Anônimos idem.

30.01.11

Enquanto aguardava o embarque no aeroporto de Congonhas, na tarde desta quinta-feira (27/01/2011), recebi inúmeros telefonemas de amigos surpreendidos com um site que citava e esculachava todos os diretores de criação do mercado. Me explicaram tudo por alto, me parabelizaram pela minha performance neutra, mas só tive a oportunidade de assistir ao show de horror proporcionado por nós mesmos no início da noite.


Saí para jantar com minha família aliviado por não ser mau caráter, babaca, bunda mole, puxa saco, filha da puta, ter mau cheiro, ser vendido ou minha mãe estar na zona cobrando barato. Ufa, me senti realizado por não ser mais um destes personagens monstruosos da propaganda brasileira ou, se for, ainda não ter sido descoberto pelos poderosos e covardes anônimos.

Que pena. Apenas três meses fora das agências e essa é a motivação que recebo para voltar.


Bem, mais ou menos meia-noite, hora em que volto para casa, me sinto na obrigação de escrever, mesmo que na sexta decida não mandar esta carta para o CCSP. Afinal, agora, eu estou me sentindo mais merda que todos os supostos merdas da diretoria ofendidos pelos próprios funcionários. Pois é, no jantar estava feliz por não ter sido humilhado e não precisar me envolver. Que patético sou eu.


Onde queremos chegar com tudo isso? Como conseguiremos nos impor perante nossos clientes quando nos expomos entre nós desta forma? Que grande retrocesso na nossa carreira, já marcada por problemas tão inusitados, estamos gerando?


Se estamos tão insatisfeitos assim com nossos chefes, temos total liberdade de pedir demissão e ficar em casa produzindo nossos próprios roteiros, nossos curtas, nossas pinturas, nossos longas, nossos freelas ou qualquer outra coisa brilhante que os incompetentes diretores de criação não conseguem entender e perceber como genial.

Que tal deixá-los sem mão de obra disponível? Temos sim o direito e a obrigação de enfrentar líderes considerados problemáticos, mas essa forma foi a pior possível para a gente, chefes ou não. Somos redatores e diretores de arte, podemos fazê-lo com mais elegância e persuasão.


Sim, trabalhamos numa profissão onde a subjetividade impera, a precocidade impera, a personalidade impera, a vaidade impera, a tensão impera. Mas isso era para ser um valor, não um defeito. Sim, temos chefes talentosos mal resolvidos como seres humanos e temos chefes medíocres bem resolvidos no lido com outras pessoas. E temos pessoas do bem nos dois aspectos também. Essas variações fazem parte do nosso negócio (que não é arte), desde que nunca passem do limite do respeito, é claro.


Talvez eu, você, todos nós um dia sejamos este chefe imperfeito. Mas vamos tentar sê-lo com o mínimo de dignidade. A mesma dignidade que não tivemos quando colocamos no ar e demos audiência a um blog vulgar como este, ou como tantos outros que já surgiram no passado, contando histórias pessoais que só dizem respeito aos seus próprios personagens.


Amo a mecânica desta profissão, o conflito saudável, adoro ralar e fritar a cabeça para ter uma ideia que preste e também me empolgo bastante vendo os criativos serem melhores do que eu quando criam, sem hipocrisia. Mas é só propaganda. Vamos tentar ser mais leves e felizes? Quero voltar mais animado para o mercado e não mais desanimado do que saí.


Fiquei enojado com tudo e até comigo mesmo. Escrevo não para me defender, nem para defender qualquer um (cada qual com seus problemas verdadeiros ou inventados), mas para defender todos nós. Agindo assim, como adolescentes revoltados, em quem você acha que o cliente vai confiar mais? Na gente ou no cara da agência, sentado ao nosso ao lado, que parece sério e veste terno e gravata? Estamos armando a arapuca para nós mesmos, como se diz aqui em Minas. Vamos dizer eternamente "sim senhor" para alguém que não sabe criar.


Na minha modesta opinião, quem faz nosso trabalho ser brilhante não somos NÓS, os diretores de criação. Até porque para exercer bem a função, mais importante que ter exagerado talento criativo, o que os diretores de criação devem ter de sobra é critério bom e capacidade de gerenciar e inspirar pessoas.

No fundo, somos NÓS, redatores e diretores de arte, que fazemos a roda girar e entregamos horas preciosas e angustiantes da vida em busca de uma única ideia boa (não estou falando de ideia para festival, muito menos de leões, que por sinal eu, incompetentemente, só tenho um, graças a Deus), eficiente, divertida e vendedora.


Se o exemplo de maturidade e criatividade que nós somos capazes de produzir para colegas, clientes e fornecedores é um mísero site medíocre, malfeito e pessimamente redigido em seu conteúdo colaborativo, aí sim estamos realmente fodidos. Os merdas somos todos nós, sem exceção.


Marcelo Reis


 marcelocwreis@hotmail.com


Comentários

Arthuro - O mercado brasileiro precisava mesmo de uma chacoalhada como a que este site fez. Muitos diretores de criação parados no tempo, ultrapassados, sendo promovidos e reconhecidos, sendo que desperdiçam muito talento das suas equipes, simplesmente por não acompanhar e não entender a evolução da publicidade mundial. E o site não é pra ser levado tão a sério assin, né?


Adalberto Stigliano -  Acho que o blog em questão foi o resultado de anos e anos de maus tratos às pessoas que trabalham na criação das agências, de diretores de arte e redatores que se acham no direito de menosprezar o portfolio das pessoas que estão buscando emprego, não registrando os empregados, descartando talentos a rodo sem plano de carreira, é fácil falar para as pessoas ficarem em casa, mas quem precisa trabalhar tem o direito de trabalhar num lugar digno, na profissão que ele escolheu, pra mim a criação das agências esta em crise, nunca as pessoas foram tão infelizes trabalhando em agências.


 rui - marcelo, obrigado pelo texto.


Nina - Perfeito, Marcelo


ARTHUR - A porcaria do site saiu do ar. Que mêda do autor do site, hein?


Rica - Marcelo, otimo texto, de qquer forma, tudo o q houve foi válido para todos nos pararmos e repensarmos as relações entre nossas equipes de criação. Abraço


Mirna - Marcelo, seu texto é muito bom, e sua lucidez impressiona. Volte logo ao mercado. abs


Pedro - Galera, gosto de todos, mas entendam que a democracia é cruel. E a internet é um meio democratico por excelência. Qualquer um pode sim criar um site te detonando. E vivemos num tempo regido por esse meio democratico, gostem ou nao. O site que te detona só vai repercutir numa democracia se a maioria quiser. Aprendam, entendam, mudem!


eliane - a única coisa boa da palhaçada de ontem foi ter este texto pra ler hoje. concordo 100%.


Passarinho - Pedro, abrir um site detonando alguém não é nada democrático. A constituição permite a livre expressão de ideias, mas veda o anonimato. Calúnia é crime, e a pessoa deve estar apta a pagar pelo que está dizendo.


Marcio - O título diz tudo. Quando vamos entender que a profissão morreu? Estamos a olhar os cadáveres, isso sim. Me cansam os D.C.s que maltratam e desrespeitam, mas também já encheu o saco esse povinho descolado que acha que mas vale a piada do que o caráter. Quer fazer algo pela profissão, crie um blog que analise os por quês e exponha as feridas do mercado. Fazer uma bostinha de site pra criticar (xingar, fazer piadinha etc) anonimamente não vai ajudar em nada, pelo contrário, como avaliou o Marcelo, vai fazer perdermos o pouco respeito que temos dos clientes e pior, da sociedade. Triste fim de uma profissão que um dia me inspirou. Vou dar meu adeus sem dó, logo, logo.


Juliana - Estou a um tempo fora da propaganda. E mesmo quando estava dentro, sempre me considerei "fora" pois nunca fui de ficar olhando o site do CCSP, anuário e etc, só para avaliar o trabalho dos outros (descobri tanto o site em questão quanto este texto graças ao facebook). Ontem quando me mandaram esse link, realmente achei deprimente os comentários que apareciam julgando os profissionais em questão. Como tenho mais amigos jornalistas, músicos, designers, arquitetos, etc... já senti um certo tipo de preconceito por ser publicitária e fiquei um pouco aborrecida com isso. Só que ontem, depois de ver este site percebo que este preconceito não é tão infundado. Se temos tantos chefes problemáticos e mal resolvidos, as pessoas que os julgavam daquela maneira são tão ou mais problemáticas. E provavelmente muitas dessas pessoas que comentavam serão as mesmas a serem julgadas amanhã. Ou seja: é triste perceber que o mercado ainda vai demorar a mudar e que ferramentas como estas só auxiliam a perpetuar o estigma da profissão.


Ronaldo - A questão é: Não devíamos tratar bem qualquer pessoa em qualquer lugar que seja? Não é uma questão de trabalho, de propaganda, de percepção do cliente ou de mercado. É uma questão humana.


Francisco Milton Legname - Eu respeito a opinião do Marcelo, mas acho que chegou a hora de todos os criativos descerem do pedestal. Afinal, nossa profissão não é melhor do que nenhuma outra. Vou mais longe: em alguns casos, é pior. Chegou a hora dos donos de agência pararem com essa pouca vergonha de contratação PJ. Chiquinho Diretor de Criação


Caio T - A idéia do site seria legal, se rolasse um certo respeito e criticas construtivas. Mas caimos em um ponto chave, quando nós Publicitários (não só diretores de arte) vamos nos unir e iniciar um movimento para mudar os problemas existentes? Por que um site onde vc xinga apenas não leva a lugar algum, e nós que nos consideramos intelectuais, inteligentes e as vezes politizados não conseguimos nos unir nem para lutar por um horário mais justo de trabalho...


Kauê - Velho, o site foi ótimo pra muitas coisas. É f..da ver que mercado publicitário tá uma merda, mas isso tudo é por que as agências estao só no discurso. Todas dizem que é preciso valorizar o ser humano, dar espaço pras pessoas viverem que estão conectadas com o futuro, huahuahuahuhuaa. E o que se vê é uma filha da putice diária com pessoas recebendo um salário humilhante e tendo um trabalho quase escravo. Sabe o que toda agência atual pergunta pro cliente, principalmente as digitais? "O que vão falar da sua marca na internet? Como você vai lidar com o que dizem da sua marca na internet?" Pois bem, agora as agências precisam se fazer essa pergunta e quem sabe descubram que não dá pra viver apenas de discursinho. Abraço!


George Wilson - Acho que o Blog era uma ferramenta com aspirações interessantes, como o autor havia colocado "um contas abertas", mas infelizmente todos que sofrem na mão desses "dinossauros" acabaram expressando seus mais sinceros sentimentos sobre os chefes como vc disse Marcelo. Eu não vejo como uma posição retrograda que denigre a imagem do profissional ou até mesmo da profissão, muito pelo contrário. Isso me parece mais uma manifestação do sentimento coletivo dos profissionais da área e sem sombra de dúvidas essa democracia deve ser exercida por todos, cabe ao leitor e ouvinte filtrar e aprender com os comentários de insatisfação. O que tem que ser considerado é que quando apenas uma pessoa comenta ou fala mal de um


Ricardo -  Concordo com o Pedro "O site que te detona só vai repercurtir numa democracia se a maioria quiser", e pensando assim, que repercurtiu e incomodou a ponto de tirarem do ar, será que as pessoas fariam isto se estivessem felizes? ou será que cada um sentiu mesmo vontade de ir lá e falar um monte coisas?. Não concordo com o desrespeito e nem com o anonimato, mas sei que tem um monte de babacas por ai, mas não da pra negar que o clima tenso, a falta de incentivo, a falta de cuidado com o cara - funcionário - reina no nosso meio.


Cynthia Machado - Concordo que muita coisa foi dita da pior maneira possível. Mas, ainda assim, muita coisa que precisava foi dita. E, pelo visto, lida e relida. Resta saber o que tanto desabafo vai refletir nas agências... Mudança de atitude? Relexão? Avaliação pessoal? Suspeito que não.


Rick -  Quem não deve não teme. Vivemos numa democracia. Até as grandes marcas podem ter boa reputação na web ou não. Isso no final das contas ajuda a nós consumidores. A iniciativa desse blog também é ajudar e abrir os olhos desses profissionais que não sabem lidar com pessoas, não sabem ver uma boa idéias e que muitas vezes lhes falta humildade e bom coração. Lógico que não é generalizado isso. Tem muita gente boa, competente e humilde. Tem muitos na lista que não tem comentarios negativos quase. Isso nao é por acaso. É importante que os próprios encarem como uma ferramenta de melhora e não como um bombardeio a essa profissão que é super respeitada e de extrema importancia no mundo publicitario.


José Altman - Quando o diretor de arte que trabalha comigo me mostrou esse site, fiquei dividido. Você até dá risada de algumas coisas, mas logo depois você vê o quão preocupante isso é. E o marcelo conseguiu por isso em palavras com maestria. Parabéns. Ninguém é obrigado a trabalhar em lugar nenhum e ser maltratado. Tá infeliz? Pede as contas. Se é tão talentoso assim, consegue emprego rapidinho de novo. Se o manda-chuva tem problemas, pior pra ele, um dia ele vai pagar por isso... por enquanto, ele paga o seu salario. Mais uma vez, tá ruim, cai fora. Atualmente sou diretor de criação e busco passar para a minha equipe o que me ensinaram de bom e mudar o que eu vi de ruim. Nao quero que sofram comigo o que eu sofri com outros, mas quero que aprendam comigo o que eu aprendi (e muito) com meus diretores de criação. Uma vez, trabalhei numa grande agencia do grupo ABC... nao era o que eu queria, logo, caí fora... mas podia estar lá até hoje. A decisao sempre é nossa. O que não pode é ser covarde e ficar falando sem mostrar a cara... fora os homofóbicos... isso nem merece comentários...


Rodrigo Lebrun -  O problema desse site foi ver que apesar de alguns exageros, algumas verdades vieram à tona. Verdades essas que jogam o mercado todo pra baixo, que fazem o jogo de influência e troca de favor regra, não exceção. Que forçam agências a criarem peças fantasmas ao invés de defender o bom no dia a dia. O mesmo mecanismo que beneficia financeiramente e profissionalmente pessoas que não deveriam estar no posto em que estão. Algumas expressões foramimaturas e desmedidas. Profissionais que foram injustamente criticados foram devidamente defendidos. Teve muita baixaria, mas teve muita verdade também. Se o formato exacerbou o profissionalismo, talvez a intenção não. A idéia de que o diretor de criação não dita a qualidade do trabalho é uma ilusão. DC ruim aprova trabalho ruim, cria pressão desnecessária e não sabe gerenciar equipe, influência a vida do profissional dentro e fora da agência, cria DA e redatores estressados e frustados. Sorte daqueles que tem meios pra dizer não e ficar em casa brincando de film maker ou agência de mentirinha. Quem tem que pagar conta precisa engolir sapo, alguns fazem parte da profissão e um monte que poderia ser evitado. Tem um amigo meu que diz que tem gente que só aprende com o trauma, acredito que algumas pessoas precisavam desse chacoalhão. A diferença entre o humilde e o arrogante é fazer algo à respeito ou continuar olhando pro próprio umbigo, como já acontece. Nenhuma profissão é perfeita, assim como nenhum profissional, mas publicidade no Brasil beira o ridículo. Tem gente que se acha e age como semi-Deus. Independentemente do talento ou da falta dele isso tá errado. Achar que dá pra ficar assim e não esperar reação nenhuma é inocente. Aconteceu com o Vovó Danada, aconteceu agora e vai continuar acontecendo. Talvez o formato tenha sido um pouco de adolescente revoltado, mas muita coisa no mundo foi obtida dessa maneira, é só abrir um livro de história pra ver. Resta saber se haverá uma reflexão e mudança construtiva, ou se vai acabar em pizza. Eu particularmente acho que não vai mudar nada


Jaqueline -  Pedro, acho bem questionável esse conceito de democracia. Usando a internet (o meio democrático por excelência), mais precisamente a Wikipédia, achei essa definição de democracia: (não foi enviada a definição)


 Julio - O site deu voz a um monte de gente subjugada, exposta e que passa por assédio moral todo dia, nesta caca cheirando a patchouli que virou nossso mercado. Dizer que a galera criticou quem não aprova ideia nao é certo. Ali, os prepotentes, esnobes e reizinhos estavam sendo impiedosamente fritos. E os que sabem trabalhar em equipe, respeitando e estimulando os profissionais, estavam sendo justamente ovacionados, até por quem nunca trabalhou com eles. Que bom para o mercado. E que péssimo que tiraram o site do ar.


Omar Calvalcante - Os próprios profissionais de comunicação defendem que o espaço democrático que é a internet ajuda a aquilibrar as forças entre as grandes empresas, produtos, serviços e seus cosumidores. É saudável um canal onde os insatisfeitos possam ter voz. O sujeito que liga pra fazer reclamação, ou fazer alguma sugestão de melhoria, só passou a ser respeitado quando teve a internet como aliado. Isso também deve valer para o mercado publicitário. O redator/DA não vai mais ser um pequeno oprimido pelos gigantes do mercado. Quem agride, quem falta com o respeito, vai ter o troco por uma voz invisível.


luciano paulino - crise "aristoteleana"


Arthuro - Brincadeira, tiraram o site do ar. Repressão pura. Será que não percebem que a nossa criação atual está em crise? Jovens que entram na faculdade e recém formados não tem mais uma agência brasileira como referência (com raras exceções). Ou grandes redatores e diretores de arte como inspiração (com raras exceções tb). Todos os olhos estão voltados pra fora daqui, molecada quer coisa nova, se enche de tesão qdo ve trampos gringos, mas chora quando começa a trabalhar em uma agência daqui. Fazendo sempre o mesmo do mesmo! E pela situação cômoda dos atuais diretores de criação, essa crise infelizmente tende a continuar. O site deu um susto nessa galera, mostrou que um simples site pode ser mais podereso que todos eles juntos. Pena q a censura dos saudosistas falou mais alto. Bem-vindos a comunicação do século 21.


Man - É isso que acontece em um mercado onde os profissionais trabalham mais do que são reconhecidos: sobram elogios.


Tá de brincadeira - Todo mundo gosta de fazer propaganda, e por isso se sacrifica, se esforça e justamente engole sapos desses caras. a gente pode ser moleque no protesto, mas e os donos do negócio que avacalharam tudo? não é justo trabalhar de graça, não é justo ser puta de luxo. somos profissionais e queremos ser tratados como tal, é muito fácil falar então mude de profissão, vá pra casa, acho que não, acho que a gente tem que cortar os abusos ridículos que rolam agora, dono de agência recebendo prêmio e tendo 200 funcionários sem carteira assinada, NINGUEM tem que trabalhar 1 mês sem final de semana, isso foi a avacalhação que vocês líderes criaram, não a gente com blogs, sinto muito.


Cesar - Todos colhemos o que semeamos e plantamos algum dia. Aposto que se fosse um site focado nas qualidades dos D.C's, hoje ainda estaria de pé. Derrubar o site só me faz pensar em uma forma de censura (mesmo sendo anomima ou não a manifestação de expressão)


Marco Aurelio - Talvez o autor do site apenas tenha tido "um dia de furia" , depois de semanas, meses ou anos de desrespeito, abuso disconcideraçao etc ... Pra quem nao sabe, isso acontece muito. Muito mesmo ! Agora, o anonimato, é muito facil entender o porque.


Formiga - O que eu acho engraçado é a necessidade de aceitação que o publicitário em geral tem (me incluo nessa). Se elogiar é puxa-saco, se mete o pau é porque foi demitido por incompetência! Quanta hipocrisia. Só vamos melhorar o mercado de fato quando deixarmos de olhar para o próprio umbigo. Ao invés de se preocupar com o que falam da gente deveríamos ir ao mercado e buscar oportunidades. Parecemos um bando de modelos sem nada na cabeça discutindo quem tem mais celulite. Faça-me o favor!


Armando Martins -  É isso que acontece quando se dá uma metralhadora a um macaco. Abrir espaço anônimo para funcionários falarem o que quiserem sobre os chefes não poderia dar em outra coisa. Os profissionais da nossa área têm um comportamento curioso. Todos somos grandes artistas ou gênios frustrados, e "sem sombra de dúvidas " somos muito melhores do que aqueles que nos contratam. Bem, no meu caso isso é verdade, claro, mas é um pensamento arrogante, que advém do gene recessivo que nos faz publicitários. Não deveria deixar ninguém melindrado ou deprimido ver seu nome enxovalhado por esses gênios do degrau de baixo. È um comportamento infantil e estúpido que todos já tivemos um dia. É humano, é atávico, é mesquinho, é publicitário, somos nós afinal. Vivamos com isso!


Mario - Essa medida autoritária de tirar o site do ar mostra quanto o Brasil ainda é uma ditadura dos grandes. O pior é isso acontecer no mercado de comunicação. Onde está a liberdade de expressão que tanto se gargareja? Se alguns DCs não fossem tão desumanos e pedantes, não teriam que se preocupar com comentários dos profissionais que lutam pra conquistar seu espaço no mercado. É fácil ser pedante dentro de casa e pagar de "cool" para os clientes. É mais ou menos como o marido que bate na mulher em casa e paga de compreensivo na missa. Sinto fazer parte de um mercado tão hipócrita que valoriza esse tipo de atitude, que ainda usa métodos de humilhação para tirar resultado de suas equipes enquanto o mundo coorporativo vai exatamente na contramão, de motivação da equipe, de evolução do RH, fazendo seu papel de valorizar o ser humano. A sorte é que ainda há lugares decentes pra se trabalhar, onde há respeito às pessoas. Os autocratas de plantão merecem muito mais sites como este. Covardia é o que vocês fazem com suas equipes.


Renato Veiga -  O nome do site dizia tdo, era pra descer o pau sem dó, mas ai levaram a coisa a sério, tiraram o site do ar. Transformaram uma piada em duas. Ontem fiquei um bom tempo me divertindo com os comentário e, de boa, coloco meu mouse no fogo se não teve algum DC fazendo piadinha lá tbm.


Cintya - Gente, vamos parar com essa hipocrisia, pelamor. To aqui chocada com a anti-democracia manifestada na proibição deste site. Afinal, não é instaurando um AI-5 na publicidade brasileira que a gente qualifica a discussão sobre as relações do mundo das agências. É exatamente ao contrário, é permitindo que todos se manifestem, positiva ou negativamente. Nosso mercado tá repleto de gente que vive e se alimenta da humilhação do outro e não quer ser citado negativamente, só adorado e louvado pelos seus súditos no Olimpo dos prêmios. E resta agora a pergunta: quem foi o "Hugo Chavez" (ou os Hugos) que mandou acabar com o site?


Marcos Cangiano - O anonimato para atacar ou criticar é ruim. Mas também cabe uma reflexão: por que tantos foram lá criticar/ofender/elogiar? Os ambientes da criação hoje são sim muito insalubres. As agências de propaganda são empresas como outra qualquer e devem melhorar sim as condições para as pessoas que fazem o trabalho acontecer. Acho fácil dizer "tá ruim? muda", quando quase a maioria das empresas dessa profissão padecem do mesmo problema. Se há tanta insatisfação - é só fazer uma pesquisa rápida com seus colegas de trabalho - será que são somente os empregados que tem que mudar?


ALLE - Eu cheguei a ver o site e ler alguns comentários. Abri o do Domenico Massareto (que eu considero um mestre como Diretor de Criação e como pessoa), afinal queria comentar positivamente, e li coisas que não valeriam ser mencionadas para profissional algum de área alguma. Reclamar de chefe é fácil, o que eu quero ver é fazer o que o cara faz ali na mesa dele. ABS


Ana - O site trouxe à tona a velha expressão: publicitário se acha Deus. Refletiu a infelicidade dos que são apaixonados por propaganda, mas não aguentam mais a hipocrisia, os egos inflados e as péssimas condições de trabalho que temos. Quem realmente, em qualquer profissão, ama seu chefe? A posição de comando sempre gera discórdia. Mas, já vi CEO's de empresas serem bemm mais simples e acessíveis do que certos DC's. Só acho que ao invés de termos vários prêmios de criatividade, chegou a hora de termos conversas sérias sobre o futuro da nossa profissão, e premiar agências que sabem o que é ter respeito pelos seus funcionários.


Fred - Democracia é louvável. Mas, sem responsabilidade não tem valor algum. Exemplo: eu não gosto de Fulano porque ele, num dia de mau humor, falou que minha pasta era uma merda (e devia ser mesmo), eu entro no Blog 30 vezes com 30 nomes e emails falsos e pronto. Está aí a "democracia" de vocês. Queremos discutir o Mercado? Façamos um Fórum. Um site sério, em que se precise de Login real, com NOME e RG etc. Aí sim teremos um debate válido e um início de democracia. Mas, chamar de viado, nordestino, ou sei lá mais o que... Fala sério!


Pedro - Uma vez, um grande publicitario amigo meu disse: "a rede social nada mais é do que a fofoqueira da janela" Pois é, a fofoca da janela veio pra internet. Acho saudavel ter um lugar pra questionar. Nao acho saudavel o xingamento, mas existem duas maneiras de encarrar tudo isso: olhar, entender e aprender, ou ignorar e se defender com unhas e dentes. Historicamente a segunda sempre levou os lideres ao fracasso.


Anecroze - É uma vergonha uma das agências mais premiadas do Brasil pagar R$500,00 reais pra um assistente, contratando ele como estagiário para burlar o sistema fiscal. Pelo nome e tamanho da agência muitos aceitam, criando ainda mais dumping. Se um DC tem vergonha disso, deveria ter o carater de assumir, ou então não fazer isso. Muitos sites desse ainda virão para questionar esses pessimos habitos exploratorios.


Walt Czernicz -  Contra fatos não existem argumentos. O fato é: Chutar uma colméia é divertido até descobrir que se pode ser atacado rápidamente pelas abelhas. A frase "Terrível só contra os insetos" dita por um "grande" DC parece estar perdendo a graça. Vida longa as redes sociais e similares.


Idevã Batista - Acredito que o site foi uma idéia criativa mal executada. Concordo que muita coisa dita era de baixo nível ou sem utilidade, mas a maioria do que foi falado era somente a verdade. A execução do site foi mal feita, mas acho a ideia válida, e precisavam pensar em uma forma melhor de avaliar os profissionais. Os DCs tiraram o site do ar, mas assim como o Napster, que foi destruido pela industria fonografica, e muitos outros sites e programas surgiram no lugar, vai acontecer o mesmo com o Fuckyeah. Acho que a caixa de pandora já foi aberta e agora os DC que estavam sendo mal falados no site vão ter que se policiar melhor se não quiserem ser mal falados novamente.


raphael -meus parabéns, não para o texto do marcelo, mas para o comentário do rodrigo lebrun, que foi perfeito em suas colocações. as pessoas precisam entender que esse site, antes de ser bom ou ruim, foi simplesmente um reflexo do comportamento duvidoso de alguns diretores de criação. e isso, queiram ou não, é inegável e incontestável.


FDP - Pois é, a absoluta falta de respeito da própria classe... então pergunto: QUEM NÃO RESPEITA NEM O PRÓPRIO COLEGA DE TRABALHO, RESPEITARÁ O CONSUMIDOR??? Outra coisa, o Orlando Marques da Publicis disse na APP: "Quer trabalhar das 8h às 6h? muda de profissão!"... concordo em absoluto.


Paulinho - É papo de bar na rede mundial de computadores! Reclamação de chefe sempre aconteceu independente da profissão, não somos diferentes de ninguém gente. Não sabe brincar, não desce pro play.


Rodrigo - O Wikieaks foi a maior prova de que o mundo mudou. Jogo de bastidores, falcatruas, politicagens e lobismos estão cada vez mais dificeis de permanecerem ocultos. Por isso, acredito que esse blog foi, apesar dos exageros, uma resposta a decadas de descasos, abusos na relação empregado-chefe. Respeito o Marcelo mas discordo em alguns pontos. Primeiro que esse site não tem nada a ver com preservar ou não a imagem do criativo perante o mercado. Convenhamos, qualquer subordinado de qualquer profissão adoraria ter uma blog pra expor o que pensa do seu chefe. Isso é do ser humano, não diz respeito a nossa area em especial. Outro ponto, vc acha mesmo que deveria ter outra forma de protestar, uma forma mais elegante, tipo o que, um anúncio página dupla com um titulo engraçadinho na veja? A internet é assim: anárquica, livre. A outra sugestão tb não funciona, como assim pedir demissão e ficar em casa produzindo seu próprio trabalho? Por acaso somos uma geração de herdeiros? O maior pecado desse site não foram os comentários anônimos, mas sim a falta de moderação. Sem o anonimato quem iria arriscar colocar a carreira em risco? Por isso, torço pra que o blog volte a vida, quem sabe com um moderador capaz de evitar avacalhação gratuita e tb torcendo pra que a minha foto esteja lá. Adoraria saber meus defeitos pra que possa me tornar um DC e uma pessoa um pouco melhor.


André - Os DCs que sucumbiram ao cyber bullying mostram o quão datados e alheios estão ao mundo de hoje. Genial ou medíocre (isso é o que menos interessa) o site veio nos lembrar o que muitos apenas apregoam: 1) só o faustão ainda vê diferença no pessoal e no profissional - ambos são uma coisa só. 2) não existe mais hierarquia formal; pessoas lideradas por um fdp têm hoje meios ainda mais fdp para tirá-lo do trono. Alguns DCs (pelos comentários postados) provaram que é possível construir uma reputação amparada não em temor ou ameaça, mas no único jeito possível de um verdadeiro líder agir na atualidade: com transparência, respeito às pessoas e capacidade de sair do salto e rir de si mesmo. Fica a dica para você que se incomodou com os comments postados no site: há algo de muito antigo em você.


Tiago -  Reis, veja que seu texto, mesmo no conforto do CCSP, também gerou inúmeros comentários. Algumas pessoas concordam com a sua opinião, outras discordam. E é assim que vai ser daqui pra frente nesse mundo hiperconectado. O Homem adora julgar, mesmo quando não tem qualificação para tanto. Em alguns casos, a força dessa anarquia vai extrapolar o bom senso. Em outros, vai gerar um desconforto saudável, como o caso do cidadão que estava há 3 meses sem uma solução para sua geladeira com defeito. O saldo, na minha opinião, vai ser sempre positivo. Precisamos entender que o Grande Irmão é o cara ao lado, o estagiário explorado, o senhor da geladeira quebrada e cada pessoa que agora pode expor sua opinião sobre tudo e todos. Estamos sendo vigiados, pessoas e marcas, o tempo todo. E já passou da hora de sermos melhores uns com os outros. Em qualquer profissão. Em qualquer relação.


Edison Marzo - Vaidade. Ego. Enquanto a profissão for movida a isso, essa será a realidade das opiniões. Uma pena. Precisamos crescer!


Joao - Parabéns ao Rodrigo Lebrun.


Rafael Maciel - Sou Diretor de Criação e criei meus próprios métodos de trabalho com base na minha educação familiar e príncipios. Cada um tem seus defeitos e devemos respeita-los. Rídicula a postura de alguns profissionais da área que trabalham que nem uns loucos simplesmente pra se ter o orgulho e status de estar na agência de fulano ou ciclano que se dizem importantes, ganhando miséria e serem exporados. O Trabalho tem que ser prazeroso pensando sempre no resultado para o cliente e não para o seu próprio ego. Por isso remo contra a maré. Ganho menos dinheiro, mas tenho a satisfação dos clientes com retorno e reconhecimento e não nenhum frustado que busca uma premiação pra pagar cerveja na sexta final da tarde pra outros. TRABALHE COM AMOR A PROFISSÃO E PAREM DE CRIAR POODLES.


Rodrigo Almeida - Reis, concordo com o que voce falou. Nesse mercado as pessoas não se respeitam, é uma pena. É evidente que esse site foi feito para prejudicar e ofender esses profissionais( eu me incluo nesse lista). Criticas contrutivas são bem vindas mas não o que vimos. Se tudo deve ser posto a limpo, acho que as pessoas que postaram comentários deveriam colocar os seus nomes verdadeiros e não se esconder no anonimato. Como o inventor desse site. Mas são todos uns covardes, como as pessoas que aprovam esse tipo de coisa. Mais respeito na nossa profissão mas principalmente mais coragem.



 

O Espaço é Seu

/