arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

O boi, o carro e a conversão (Eddie Silva)

09.07.25

Outro dia disseram que faço metáforas interessantes para minhas analogias. Como bom caipira, tem sido um jeito de me comunicar com grandes empresas do interiorzão desse Brasil. Sem subestimar a clientela ou desmerecer a pertinência de certos jargões com sotaque gringo, claro. Mas conseguir simplificar ainda é uma das funções mais potentes da nossa indústria. E pensar que ainda tem roda por aqui que discute o que é mais importante, branding ou performance.

A gente sabe que no Brasil a maior parte do orçamento ainda vai para performance. Mas os dados mostram outra coisa. O Google já indicou que marcas fortes têm até três vezes mais eficiência em suas campanhas. A Analytic Partners reforça: campanhas centradas em branding têm ROI 80% maior que as puramente voltadas à performance.

Ou seja, se o boi é o branding e o carro é a performance, não rola botar o carro na frente dos bois na Croisette.

E, falando em Cannes, o festival marcou também a reflexão sobre a transição da publicidade tradicional para uma era de eficiência, impulsionada por dados e tecnologia. Realmente, os dados não mentem, e até por lá a performance superou o “branding”.

Essa volta ao mundo também é pra dizer que estou ansioso pra ver bons cases de criatividade e brandformance premiados no Festival do Clube – agora também com categorias regionais!

Sigo otimista: a performance do interior do Brasil tem sido melhor que a das regiões metropolitanas. Segundo o IBGE, há alguns anos se observa que o crescimento do PIB das capitais brasileiras tem mostrado uma tendência de desconcentração, com as capitais perdendo espaço para outros municípios no cenário econômico nacional.

Interior também é centro do mundo e da criatividade. Força para os negócios sustentáveis, para as empresas ágeis que fazem acontecer. A publicidade do “putz, essa campanha eu queria ter feito” nunca perderá vez, mas ganha horizonte além dos prédios, com uma comunicação mais real, humana e inclusiva.

Menos conversinha, mais conversão – mas com boas ideias, claro! E se esse texto pareceu meio sem pé nem cabeça, eu assumo toda a culpa. Não foi feito por IA.

Eddie Silva, diretor executivo da Nomads360

Leia anterior sobre a seção "O Espaço é Seu" aqui.

Siga o Clube nas redes sociais: InstagramFacebookXLinkedInTikTok YouTube (TV Clube de Criação).

Clube de Criação 50 Anos

O Espaço é Seu

/