arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

A volta do 'já dizia minha avó' (Ricardo Dolla)

29.08.25

Se você chegou a este meu texto, não foi por meio de um algoritmo. Talvez ele até tenha facilitado essa conexão, mas certamente teve o olhar prévio de alguém. Afinal, por trás de uma IA, sempre haverá um grande olhar humano que viveu antes.

Aí você me pergunta: mas a inteligência artificial não é o nosso futuro? Claro que é. E é nosso presente também. Em meio a uma enxurrada de dados, os algoritmos preveem nossos desejos antes mesmo de sabermos que os temos, e a inteligência artificial se tornou uma presença tão cotidiana quanto o cafezinho na reunião de equipe.

Se a tecnologia virou commodity no nosso mercado, então o diferencial real volta a ser a criatividade. E isso nos leva de volta para a sala de aula, a escola da vida. Estamos reaprendendo a colaborar, misturar, testar. A nos re-relacionar. Afinal, celulares e computadores nos conectam a tudo, menos às pessoas que estão à nossa volta.

Um time criativo hoje precisa de diversidade, e não estamos falando apenas de origens e vivências distintas, mas também da mistura entre inteligências: humana e artificial. A IA acelera. Ela ajuda a escalar, a fazer mais com menos, a personalizar. Mas sem a pitada humana, sem o "e se?" que vem acompanhado do friozinho na barriga, as marcas podem cair na mesma comunicação comoditizada: previsível, automatizada, esquecível.

Quando falamos de criatividade, a diferença entre adaptação e invenção é clara. A IA adapta, otimiza e refina muito bem. Mas criar do zero? Não, né. Ainda é um território onde a alma humana reina. O pensamento, ou uma ideia, nasce de vivências, de erros, de referências, muitas vezes afetivas e que, curiosamente, estão no passado.

Portanto, quando pensarmos no futuro da comunicação como um todo, talvez a resposta não esteja no próximo app, no prompt mais sofisticado ou na tendência que a China ainda vai lançar. Talvez esteja no que nos trouxe até aqui: no bolinho de fubá da avó e na capacidade humana de viver e contar histórias que tocam, provocam e conectam.

Ricardo Dolla, CCO da Dentsu Creative Brasil

Leia texto anterior da seção "O Espaço é Seu" aqui.

Ingressos para o Festival do Clube de Criação 2025 estão à venda aquiNão perca. Espalhe. Nos vemos no Memorial.

Clube de Criação 50 Anos

O Espaço é Seu

/