arrow_backVoltar

O espaço é seu

Leia texto de Mario D'Andrea, jurado brasileiro no Cannes Lions 2006

26.06.06

Direto da Copa... Em Cannes 


Para começar, não sei dizer o que foi mais difícil.


Entender o que 15 jurados de 15 países diferentes estavam pensando.


Ou entender porque o maluco do Dida sai do gol parecendo uma borboleta que cheirou cola.


Ser jurado do festival de Cannes é uma experiência impressionante, exaustiva, angustiante.


Enfim, uma delícia.


Foram 5 dias, ouvindo quase 1.200 spots, ao lado de 15 pessoas que você nunca viu.


Um exercício fantástico de convivência profissional e relacionamento humano.


É tão forte quanto uma Copa, só que mais intenso – graças a Deus, não dura um mês.


No final, acho que o Brasil foi bem. Estou falando do Radio Lions.


Na Copa, só Deus sabe.


Foram 15 finalistas e 6 Leões (deixando claro que o número de inscrições brasileiras foi  baixo para o tamanho do nosso mercado de rádio).


Aprendi muito com todos estes profissionais e agências dos outros 75 países que inscreveram materiais.


Mas, cá entre nós, acho que também ensinei alguma coisa. Mostrei, através das nossas peças e das discussões, como o brasileiro tem prazer em viver.


Mostrei como nós fazemos questão de nos divertir, mesmo quando o jogo não está a nosso favor.


O Brasil poderia ter ido melhor? Claro que sim.


Então, é só mandar mais materiais que levamos mais Leões? Claro que não, cabeção.


Aqui, ficou claro para todos os jurados que o rádio, antes de mais nada, é a realização.


Não adianta apenas ter uma boa idéia.


Tem que procurar a melhor forma de contar a idéia, a melhor forma de interpretá-la, a melhor forma de se aproximar de cada pessoa.


A boa peça de rádio não é aquela que conversa com a mente do ouvinte; é aquela que “senta no balcão do bar pra tomar umas” com a alma dele.


Quanto mais a gente procurar este tipo de conversa através do rádio, mais chances teremos em Cannes. Quem sabe, ano que vem não comemoramos mais vitórias.


Estou de novo falando em Cannes. A Copa, só Deus sabe.


(Pai nosso, que estais no céu...)


Mario D’Andrea, diretor geral e de criação da JWT Curitiba - Nosso jurado na categoria Radio, no Cannes Lions 2006

O espaço é seu

/