arrow_backVoltar

O tom de 2024

Pantone revela escolha e celebra 25 anos do programa A Cor do Ano

08.12.23

A Pantone apresentou a cor de 2024: Peach Fuzz (Pantone 13-1023), que remete aos tons de um pêssego aveludado. Além de revelar sua escolha, a empresa celebra os 25 anos do programa A Cor do Ano, que é acompanhado por atenção por designers em várias partes do mundo. De acordo com a Pantone, a cor eleita leva em conta que, com momentos de turbulência atravessando muitos aspectos de nossas vidas, há uma necessidade de carinho, empatia e compaixão. E há a imaginação de um futuro mais pacífico em 2024.

O programa Pantone Color of the Year foi lançado em 1999, quando foi apresentado o Cerulean Blue. A proposta da empresa é capturar o zeitgeist global, definindo um tom que sirva como expressão de um estado de espírito e de uma atitude por parte do consumidor. Ao longo desse quarto de século, o programa tornou-se um ícone cultural. Não à toa, outras marcas criaram projetos semelhantes.

A definição do tom para o ano seguinte é um processo longo e complexo. Ele não é decidido em um único dia, como alguns pensam. Um time global de especialistas em cor, que fazem parte do Pantone Color Institute, analisa as influências de cores em variados segmentos, como a indústria do entretenimento. Eles avaliam filmes em produção, tendências de lifestyle, destinos de viagens considerados aspiracionais, coleções de arte, novos nomes da moda, e múltiplas áreas do design. Também entram na mira novas tecnologias, matérias primas e texturas.

O foco desses especialistas está em capturar o que está acontecendo no mundo e fazer uma espécie de tradução por meio da linguagem da cor. Diversos estúdios de diferentes regiões estão associados ao Pantone Color Institute.

Carinho e colaboração

Peach Fuzz, nas palavras da Pantone, é um tom quente e aconchegante, suavemente aninhado entre o rosa e o laranja. É também sutilmente sensual. De acordo com a companhia, trata-se de uma cor para transmitir uma mensagem de carinho, compartilhamento, comunidade e colaboração.

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, explicou que a cor de 2024 traz pertencimento, inspira recalibração e oferece "oportunidade para nutrir, evocando um ar de calma, oferecendo um espaço para ser, sentir, curar e para florescer”, seja passando tempo com outras pessoas ou aproveitando um momento sozinho.

O tom de 2024

/