Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mensagem na garrafa em campanha criada pela Escala
A ONG Oceana, que trabalha com a proteção dos oceanos no mundo inteiro, apresenta campanha no Brasil, criada pela Escala, com o objetivo de pressionar os gestores responsáveis pela pesca no governo do país a retomar a coleta, análise e divulgação de dados sobre a pesca extrativa marinha.
Segundo a entidade, desde 2011 não há uma coleta sistemática de informações em nível nacional, de modo que não é possível saber quem, onde, quanto e quando se pesca nos mares do Brasil. A ONG acrescenta que sequer o número de barcos em atividade é conhecido.
"Essa é uma atividade que não precisa licenciamento ambiental ou análise de risco. Precisamos, no mínimo, ter dados confiáveis sobre essa atividade para viabilizar uma gestão adequada. Sem informações e pesquisa, não sabemos quais espécies estão em condições saudáveis e quais estão sobrepescadas. Estamos explorando a vida marinha às cegas. Isso pode gerar enormes prejuízos ambientais e socioeconômicos, podendo significar inclusive que estamos plantando o colapso de pescarias comercialmente importantes", argumenta a bióloga marinha e diretora-geral da Oceana no Brasil, Monica Peres.
A campanha, que busca o apoio da população para a causa, é composta por um filme (assista abaixo), em que os peixes e os oceanos enviam uma mensagem de socorro para os humanos utilizando uma mensagem na garrafa.
"A ideia criativa partiu de uma mensagem na garrafa. Colocamos mil garrafas que submergiram numa praia e impactaram as pessoas que estavam lá. A mesma sensação que aconteceu na praia - de indignação com esse problema - é o que desejamos que aconteça com quem assistir ao filme e decidir assim, participar", declara Flavio Waiteman, diretor de criação da Escala.
A ação pretende mobilizar a população a enviar mensagens para os ministros da Agricultura, Blairo Magi, e do Meio Ambiente, José Sarney Filho, responsáveis pela gestão compartilhada da pesca no Brasil.
As mensagens aos ministros poderão ser enviadas pelo próprio Facebook, pelo Twitter ou por meio de um hotsite produzido para a ação, aqui.
Ficha Técnica:
Criação: Flavio Waiteman, Renan Bulgari, Dani Almeida, Joathan Jamilton
Direção de Criação: Flavio Waiteman
Agencia: Escala
Produtora: Atelier, Recife
Direção: Marcelo Correa
Musica: Jamute
Aprovação: João Ferrer