Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Exposição no MAM
O Museu de Arte Moderna de São Paulo integra a programação de artes visuais do França.Br 2009 Ano da França no Brasil com a exposição Olhar e fingir: fotografias da coleção Auer, que tem vernissage nesta quarta-feira (22), às 20 horas.
A mostra, com curadoria realizada pela historiadora francesa Elise Jasmin, em parceria com o jornalista brasileiro Eder Chiodetto (curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM), reúne cerca de 290 peças da coleção do casal Michel e Michèle Auer e compreende quase 170 anos da história da fotografia.
Os curadores selecionaram imagens que trazem à tona a história da fotografia contada pelo prisma de artistas transgressores.
No lugar de buscar uma cópia do mundo real, esses artistas se apropriaram da fotografia para falar do imaginário, do universo das sensações e das percepções não visíveis, representadas por meio de experimentações e metáforas visuais.
A mostra é dividida em quatro partes: Transfigurações, Beleza convulsiva, Performances e Fantasias formais.
A exposição contará com imagens produzidas ao longo dos séculos 19, 20 e 21 por autores de diferentes continentes. Entre os sul-americanos, estão os brasileiros Geraldo de Barros, Pedro Vasquez, Fabiana de Barros e Mario Cravo Neto.
Dentre as obras, estarão expostos daguerreótipos (processo fotográfico sem imagem negativa), inclusive raras peças colorizadas, e um calótipo (exemplar do processo positivo/negativo desenvolvido por William Henry Fox Talbot) da década de 1850, além de algumas obras do pictorialismo do final do século 19 e início do século 20.
Entre os nomes de peso representando o século 20, estão Cartier-Bresson, Brassaï e Man Ray, e cartões de Marcel Duchamp, Salvador Dali e René Magritte.
SERVIÇO:
Exposição Olhar e Fingir: Fotografias da Coleção Auer Grande Sala
Curadoria: Elise Jasmin e Eder Chiodetto
Abertura: 22 de abril de 2009, a partir das 20h
Visitação: 23 de abril a 28 de junho de 2009
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3