arrow_backVoltar

On The Go

Pesquisa da Pontomobi e JWT avalia uso de internet móvel

06.06.13


A pesquisa "On The Go", encomendada pela Pontomobi e pela JWT e realizada pela empresa "Na Rua", entrevistou mais de 350 pessoas, durante cinco meses, e detectou tendências e hábitos dos usuários de internet móvel.



O resultado foi transformado em três minidocumentários, que apresentam oportunidades e desafios trazidos pelo 3G, 4G e Wi-Fi, confira aqui.



Um dos vídeos demonstra o impacto do acesso móvel à internet na vida de três personagens encontrados nas ruas durante a pesquisa: uma instrutora de ônibus que fez do tablet uma "maquininha de cartão de crédito", um chaveiro que utiliza o serviço de geolocalização do Google para divulgar seu negócio e um recepcionista de hotel que estuda inglês a qualquer hora do dia, através do Wi-Fi ou rede 3G. .



O segundo vídeo aborda o conceito de "nuvem", enquanto o terceiro lista os "sete mandamentos da boa convivência online", uma espécie de código de etiqueta para lidar com os benefícios trazidos pela tecnologia móvel de forma a não invadir a privacidade alheia nem ser deselegante. 



Patrice Lamiral, diretor de estratégia da JWT, comenta:“no lugar de uma pesquisa quantitativa, decidimos ir para rua e ver o que as pessoas estão fazendo com o celular e com o tablet. Não fomos atrás dos super geeks e sim de gente comum



Terence Reis, sócio e diretor de produtos da Pontomobi, afirma que “o que mais nos deixou excitados foi verificar as mudanças que o celular, o tablet e os dispositivos móveis estão trazendo de fato para a vida das pessoas”



“A visão geral de muitos é de que o mobile é novidade, mas a verdade é que ele já está inserido na vida das pessoas das mais diferentes classes sociais. Não se trata só de uma ferramenta do mercado digital, mas sim de um outro canal capaz de atingir a todos os públicos”, conclui Reis.



Para Fernand Alphen, diretor de estratégia da JWT, entender como o consumidor interage com suas "próteses tecnológicas" é a chave para saber como, quando e com que cuidados éticos pode-se estimular ou atingir este público com uma mensagem comercial. "As interfaces móveis são extremamente íntimas. As regras tradicionais de interrupção publicitária não se aplicam nesse ambiente", destaca. 


On The Go

/