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ONGs em duas campanhas

Por Deny Zatariano, da Contrapunto BBDO

06.11.06

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção nesse 1 ano em que estou em  Barcelona foi a quantidade de ONGs e campanhas sociais que existem. Aqui nas ruas, a cada esquina tem alguém de alguma fundação (Cruz  Vermelha, Green Peace, Médicos Sem Fronteiras, Anistia Internacional, WWF e outras, que também costumamos ver nos noticiários e nos festivais de propaganda), arrecadando fundos ou recrutando voluntários em prol de alguma causa social.

Com tanta demanda de ONGs, muitas  agências têm setores destinados a trabalhos sociais, como por exemplo, aqui na Contrapunto, temos a Contrapunto Social que atende Fundación Ilusiones, WWF, Anistia Internacional, FAADA e outras.


Então, estamos sempre recebendo e-mails das campanhas voluntárias que nossos colegas realizam para essas organizações e resolvi  compartilhar, com os amigos que lêem e escrevem aqui na Passaporte, duas delas, uma que por curiosidade recebi essa semana e que foi realizada pela CP Proximity  (braço online e de marketing direto aqui da Contrapunto) e outra que é uma campanha viral de alguns meses atrás, que fez muito barulho aqui.


A primeira foi lançada essa semana e criada para a Fundação Natura, que tem como principal objetivo a conscientização das pessoas sobre o aquecimento global. Consiste em uma web (www.frenaelcambioclimatico.org/), conectada 24h a uma webcam  que mostra um cubo de gelo com o desenho dos continentes, dentro de um congelador. Os minutos que você passa se informando no site se convertem em energia para que o congelador funcione e diminua a temperatura interna. Caso contrario, a temperatura aumenta e o bloco de gelo começa a descongelar. A proposta é fazer com que as pessoas passem um tempo na web e se informem sobre o assunto. O site é todo
em Espanhol e tem um grande conteúdo, atualizado diariamente, sobre o aquecimento global. Também se pode encontrar uma área com o making of do projeto.


E a segunda, que fez muito barulho aqui, foi uma ação viral criada pela Tiempo BBDO de Barcelona (http://www.youtube.com/watch?v=Nd1q_JIR_B8) uma convocatória mundial da ONU que ocorreu no dia 16 de outubro. A campanha consiste num vídeo, com estilo caseiro, onde jovens entram no Congresso dos Deputados e roubam a cadeira do presidente do governo espanhol, Rodríguez Zapatero, e no lugar colocam uma mensagem “Levanta-se contra a pobreza”. O objetivo era chamar a atenção dos políticos para o problema da pobreza externa. Esse vídeo foi discutido em todos os meios de comunicação pela a audácia de quem gravou, a participação de uma pessoa responsável pela segurança do 
congresso e ainda levantou a questão de até onde a propaganda pode chegar.


Ao final, podemos ver toda essa intenção proporcionada pelas ONGs se converter em trabalhos criativos quase sem custos e que podemos ver  a cada ano nos festivais de propaganda pelo mundo.


Deny Zatariano – Diretor de Arte – Contrapunto BBDO
zatariano.d@contrapunto.bcn.bbdo.es

Comentários

Gabriel - bom texto Deny. As campanhas sociais realmente abrem espaço para muita criatividade consciente. Espero que tenha sucesso aí na espanha! abraços. gabriel@suave.ppg.br


Dante - Fico contente e animadissimo por vc, um brasileiro jovem como eu, poder vivenciar e participar do processo inevitavel pelo qual a publicidade começará mais efetivamente a vivenciar assim que for de maior conhececimento a insustentabilidade "social" das empresas. !Suerte y que te toque grandes oportunidades! dante_bergamo@hotmail.com


Daniel Beduschi | DirArte DS.com - Acho super interessante essa postura de responsabilidade social das agências. Vejo também a aplicação dessa estratégia no endomarketing onde podemos aproveitar muito o contexto social para usar nossa criatividade. É isso aí. daniel.beduschi@globo.com


Ricardo - Cara, muito bom o artigo. Ví uns trabalhos teus e são muito bom e criativos. Essa coisa de ongs se pode criar muitas coisas. Parabéns mesmo e muito sucesso (mais que você já tem) gastaldir@hotmail.com


 


 

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