arrow_backVoltar

Ora Cat

'Fusca chinês elétrico' liberado para venda no Brasil

23.04.24

Recentemente, a chinesa GWM (Great Wall Motors) conseguiu derrubar na Justiça liminar que a impedia de vender em território brasileiro os elétricos Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat. A alemã Volkswagen defende que os modelos são "muito parecidos" com o Fusca.

A VW já entrou com recurso. Mas a GWM Brasil informa que, por enquanto, não há interesse de comercializar os modelos por aqui.

Além das semelhanças com o Fusca, o Ora Ballet Cat foi criado para o público feminino e tem recebido diversas críticas por "reforçar estereótipos de gênero", já que algumas ferramentas e nomes dados a recursos do modelo são apontados como "sexistas". Entre eles, o "Warm Man Mode" ("Modo Homem Quente", em tradução livre), sistema de aquecimento nos assentos dianteiros, que se propõe a aliviar cólicas menstruais. Ou ainda um porta-maquiagem e o item "Lady’s Driving", piloto automático que mantém uma distância maior em relação ao carro que está à frente. A carroceria, de acordo com a montadora, é um "belo arco" que "descreve a postura corporal graciosa, transmite a elegância das mulheres, viaja pelo tempo e espaço e lidera a nova tendência do retrô". A traseira é "como a saia de dança de uma dançarina de balé, leve e flexível". O console central é esculpido em um efeito artístico chamado de Lago dos Cisnes.


Ora Ballet Cat é equipado com bateria de 48 kWh, que promete autonomia de até 198 milhas WLTP. O veículo também oferece garantia de cinco anos para o carro e oito anos para a bateria e para o trem de força, refletindo a confiança da GWM na durabilidade de seus produtos.

Análise do UOL Carros mostra que há vários pontos de conexão entre o Ora Ballet Cat, o Ora Punk Cat e o Fusca: os para-lamas são ressaltados, além de serem ligados por imitações de estribos. O capô e a linha do teto também são similares. O texto defende ainda que a traseira em queda é semelhante - a única mudança é o fato de ter uma tampa hatchback de acesso ao porta-malas, enquanto abertura do Fusca dava acesso somente ao motor.

Ainda de acordo com o UOL Carros, os faróis do protótipo Ora Punk Cat, completamente ovais, eram ainda mais semelhantes do que os apresentados na versão de produção, Ballet Cat, que mudou um pouco as peças, adotando uma base reta.

A GWM registrou os desenhos de Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em novembro de 2021, o que motivou um pedido de nulidade pela Volkswagen, em agosto de 2022, acatado em fevereiro de 2023.

A VW argumenta que os modelos eram "uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso país que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida". A chinesa não nega a inspiração, mas diz que não se pode falar em concorrência desleal, pois o Fusca deixou de ser fabricado no Brasil em 1996.

 

Leia mais no UOL, aqui. Na Quatro Rodas (aqui), e no Jornal do Carro (aqui).

Ora Cat

/