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Os Hamsters de Kia

Rodrigo Butori descreve processo criativo

28.05.10

Clique aqui e confira, depois de ler essa nota na íntegra, filme da David&Goliath para o Kia Soul. Em breve iremos exibir uma versão com melhor qualidade e a ficha técnica completa da produção.


Com exclusividade para o Clubeonline, o diretor de arte e de criação brasileiro Rodrigo Butori descreve o processo criativo da campanha e revela detalhes da produção.


"Trabalhei, desde outubro do ano passado, no filme para o Kia Soul. Depois do lançamento da campanha, onde um grupo de hamsters dirige o carro (que rendeu um Effie e a liderança no setor de carros "box"), tive a sorte de receber o briefing para a sequência do projeto, dessa vez com uma mensagem mais competitiva, batendo forte no ScionXB e no Nissan Cube", Butori conta
 
"E o que fizemos? Bom, não sei se vocês sabem, mas nos USA, o Scion é conhecido nas internas como o Toaster (Torradeira) e o Cube, como Washing Machine (Maquina de Lavar). Então, usando esse insight cultural e a assinatura do carro 'A new way to roll', resolvemos dar uma personalidade mais apimentada aos hamsters (antes comportados) e criamos um music video para o clássico do Black Sheep, 'The Choice Is Yours', onde os hamsters comparam o Soul com outros veículos 'box' na rua", ele explica.
 
"O resultado ficou bacana. Foram quatro meses entre criação, aprovacão e desenvolvimento dos personagens, seguidos de mais cinco meses de produção e pós, onde tivemos o a felicidade de trabalhar com o diretor Antoine Bardou Jacquet (o mesmo de Cog e Choir, para Honda), com o Diretor de Fotografia Guillermo Navarro (de Pan's Labyrinth, Amores Perros, Babel) e ter toda a parte de efeitos especiais/animação feita pela Framestore (Avatar, Prince of Persia), em Londres", diz Rodrigo.
 
"Bom, mas esse é um dos componentes da campanha. Porque não queriamos criar somente uma mensagem comparativa disfarçada em comercial bonitinho, mas sim uma experiência de marca e valores do Soul, ancorados em uma peça de entretenimento. Quem prestar atenção, vai perceber que os hamsters vestem uma marca de roupa chamada Hamstar e que, pela cidade (no video), existem outdoors e posters dessa marca. Bom, essa marca existe. Criamos o conceito, o nome, desenvolvemos logos, roupas, website, blog, adesivos, social media, e-commerce e tudo o mais para ela. É só conferir. Estará no ar nos próximos dias: www.hamstarclothing.com", detalha o criativo. 
 
"A marca Hamstar é independente da Kia e do Soul, mas vai funcionar como uma peça importante para agregar valor e autenticidade ao carro, porque terá voz própria. Por exemplo, poderíamos ter usado o Soul, mas preferimos ter a Hamstar como patrocinadora da festa pós-MTV VMA, com kits de roupas e brindes da marca para os VIP’s. Sem menção alguma à Kia. Vai depender de cada um fazer a ligação entre um e outro", ele continua.


"Outra coisa, durante o vídeo existem links escondidos para outras inciativas do Soul, como por exemplo a minissérie produzida ano passado com um hamster empalhado chamado Moochie. Se prestar atenção no letreiro atrás do baterista, verá o link para os episódios. Como eu disse, a ideia foi criar peças de entretenimento em mídias variadas (e interligadas), que ajudarão a construir um território emocional e personalidade para o carro".


 Comentários

Marco Bezerra - Esse é o tipo de filme que dá raiva de tão bom. :) Metade dos views do youtube já são meus. Parabéns.


Rodrigo Butori -  Todos esses aqui merecem tanto crédito pelo trabalho quanto eu: Agency: David&Goliath, USA Chief Creative Officer: David Angelo


 

Os Hamsters de Kia

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