arrow_backVoltar

Oscar 2008

'O Ano...' está fora

22.01.08

"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, ficou de fora da disputa do Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Os cinco indicados à categoria foram anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, na manhã desta terça-feira (22).


A lista é composta por "The Counterfeiters", de Stefan Ruzowitzky (Áustria), "Beaufort", de Joseph Cedar (Israel), "Mongol", de Sergei Bodrov (Cazaquistão), "Katyn", de Andrzej Wajda (Polônia) e "12", de Nikita Mikhalkov (Rússia).


Além do brasileiro, não estão na final obras de diretores renomados como "A Era da Inocência", de Denys Arcand (Canadá) - que encerra a trilogia iniciada com "O Declínio do Império Americano", o já  'oscarizado' "As Invasões Bárbaras", e "A Desconhecida", de Giuseppe Tornatore (Itália) - diretor de "Cinema Paradiso".


O anúncio dos 9 candidatos finais às cinco vagas da cerimônia oficial - que também deixou para trás o romeno vencedor da Palma de Ouro "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" e a animação francesa "Persépolis" - gerou questionamento de alguns críticos sobre a qualidade e credibilidade da seleção. "As escolhas não refletem os melhores filmes do ano", afirmou em seu blog a editora da revista "Variety" Anne Thompson.


O Brasil já participou quatro vezes da disputa ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Receberam indicações: "O Pagador de Promessas", em 1963; "O Quatrilho", em 1996; "O que É Isso, Companheiro?", em 1997; e "Central do Brasil", em 1999, mas nenhum voltou com a estatueta dourada para casa.


 Comentários

Maurício Fonseca - Parabens ao cineasta brasileiro e Oscar é coisa de dinheiro e não de Arte.


 

Oscar 2008

/