arrow_backVoltar

Oscar 2021

Doc é indicado a disputar uma vaga pelo Brasil

18.11.20

A Academia Brasileira de Cinema (ABC) anunciou nesta quarta-feira (18) que o documentário "Babenco: alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou", dirigido por Bárbara Paz, foi indicado pelo Brasil para disputar uma vaga entre os indicados ao próximo Oscar.

Pela primeira vez, o escolhido para representar o Brasil na categoria de filme internacional (que era chamada de "filme estrangeiro") será um documentário e não um longa-metragem de ficção.

Em "Babenco", a atriz Bárbara Paz, que foi casada com o cineasta argentino naturalizado brasileiro, documenta os últimos dias de vida do diretor, mostrando algumas de suas reflexões.

Babenco, que morreu em 2016, aos 70 anos, foi diretor de "O Beijo da Mulher Aranha", indicado em 1986 ao Oscar de melhor filme. Também dirigiu longas como "Pixote" (1981) e "Carandiru" (2003).

O filme foi selecionado pelo Comitê de Seleção da ABC, que conta com profissionais do audiovisual indicados pela academia. Sob a presidência de Viviane Ferreira (diretora e roteirista), o grupo responsável pela indicação foi composto ainda por André Ristum (diretor e roteirista), Clélia Bessa (produtora), Leonardo Monteiro de Barros (produtor de cinema e TV), Lula Carvalho (diretor de fotografia), Renata Maria de Almeida Magalhães (produtora) e Toni Venturi (diretor).

Até agosto, a ABC atuava sob a supervisão da Secretaria do Audiovisual, vinculada ao governo federal, mas esse ano a entidade foi a única responsável pela seleção do filme indicado. É a primeira vez que o governo não tem nenhuma participação no processo de escolha.

"Babenco" disputou com os seguintes longas: "A divisão", "A febre", "Alice Júnior", "Aos olhos de Ernesto", "Casa de antiguidades", "Cidade pássaro", "Jovens polacas", "M8", "Macabro", "Marighella", "Minha mãe é uma peça 3", "Narciso em férias", "Pacarrete", "Pureza", "Sertânia", "Todos os mortos", "Três verões" e "Valentina".

Em 2019, "Democracia em vertigem", de Petra Costa, foi um dos indicados em documentário. "Lixo extraordinário" e "O sal da terra", com coprodução brasileira, disputaram nessa categoria em 2011 e 2015.

Por conta da pandemia, a cerimônia de premiação do Oscar, que normalmente ocorre em fevereiro, está prevista para 25 de abril de 2021.

 

Oscar 2021

/