Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Benedito Ruy Barbosa tem 2ª vitória contra SBT
O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu duas vitórias consecutivas ao novelista Benedito Ruy Barbosa no processo que move contra o SBT pela exibição de "Pantanal", no ano passado, pela emissora.
A primeira vitória de Ruy Barbosa, segundo seu advogado, José Carlos da Costa Netto, é pelo fato de a Justiça ter reconhecido que o SBT tinha o direito de transmissão da novela com a ressalva de que consultasse o autor da obra.
Ruy Barbosa não foi consultado e a ressalva constava do próprio contrato da emissora com a empresa que administrava parte da massa falida da TV Manchete.
A outra vitória do novelista, que está no ar atualmente na Globo com um remake de "Paraíso", é pela Justiça ter reconhecido que a venda de direitos dele para a TV Manchete expirou em 2000.
Com isso, apesar de ter conseguido exibir até o fim a novela, o SBT ainda corre o risco de ser condenado a pagar uma indenização milionária em segunda instância.
"O SBT cresceu nesse período de uma forma avassaladora", disse Costa Netto, em referência à exibição da novela.
O SBT informou que se dispõe e sempre se dispôs a remunerar o autor e que somente este valor está em questão.
Agora, a emissora está exibindo, desde segunda-feira (06), "Dona Beija", também da extinta Manchete, e convoca, por meio de comunicado, veiculado no site da emissora e ao final de cada capítulo, diretores, atores e elenco de a procurar o canal para receber o devido pela reexibição da novela.
O autor de "Dona Beija", Wilson Aguiar Filho (1951-1991), já morreu.
Leia anteriores sobre assunto aqui e aqui.
Com infos da Folha Online, leia aqui.