Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Festival de Fotografia entre os dias 21 e 25
A sétima edição do Festival Internacional de Fotografia "Paraty em Foco" acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro, na cidade de Paraty, Rio de Janeiro.
Nessa edição, o tema do evento é futuro e a intenção é questionar qual será a "cara" da nova fotografia, com o constante desenvolvimento tecnológico.
O festival é uma produção do Estúdio Madalena (São Paulo) e da Galeria Zoom (Paraty).
Segundo Iatã Cannabrava, um dos diretores do evento,o Festival está entre os dez maiores da fotografia no mundo e, mesmo com 80 novos convidados a cada ano, não conseguimos dar conta da demanda por novos olhares e pensamentos sobre a fotografia, tamanha a pluralidade que o meio vive. A fotografia passa por uma revolução. Não é apenas um meio de expressão, mas uma ação múltipla na sociedade contemporânea, entre a arte e a ciência, sendo a grande protagonista das redes sociais.
O evento contará com 14 encontros/entrevistas com nomes da fotografia nacional e internacional, que acontecerão na Casa de Cultura. Serão quatro rodadas diárias: às 10h30, 15h, 17h e 19h, exceto no dia de abertura em que acontecerá uma entrevista às 19h.
Tudo será retransmitido ao vivo para o Espaço Multimídia (uma grande tenda que o Festival monta na Praça da Matriz), para o Lounge do Visitante e também pelo site oficial do evento.
Além disso, exposições fotográficas estarão espalhadas entre galerias da cidade (Galeria Zoom, Traço Atelier e Galeria do Iphan, entre outras) e outros locais, como Capelinha Nossa Senhora das Dores (2º andar), Mercadinho do Cais, Tapumes (atrás da igreja Santa Rita) e Casa da Pólvora.
Nessa edição, haverá o "Circuito Noite", programação de exposições projetadas nas ruas de Paraty, que irão acontecer todas as noites, das 19h às 23h.
As mostras são formadas por obras de artistas convidados pela organização, trabalhos escolhidos via convocatória pública (recebidos até 30/07) e trabalhos sociais que usam a fotografia como plataforma.
Este ano, também acontecerão mais de 25 workshops. Os cursos terão duração de um, dois ou três dias. É necessária inscrição prévia, que pode ser feita via site ou durante o festival (se houver vagas).
Dentre os workshops, Claudio Edinger falará do trabalho autoral da fotografia; Claudi Carreras abordará o tema curadoria e edição de imagens, e o Coletivo Garapa fará uma expedição multimídia na Serra do Mar.
Entre os fotógrafos internacionais que participarão do evento estão o fotógrafo sul-africano Pieter Hugo, que busca mostrar uma África pouco conhecida e coloca o público diante de uma pergunta: Há futuro possível?; e, da Inglaterra, Olivia Arthur, jovem fotógrafa da Agência Magnum, com ensaio sobre as mulheres no mundo árabe.
Outras informações aqui.