Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Conar define caso que envolve campanha da Nokia
Denúncia contra a campanha Perdi meu amor na balada, que contava com três filmes exibidos na internet para promover o Pure View 808 da Nokia (leia e assista aqui), foi arquivada pelo Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) em reunião ocorrida na quinta-feira (13).
As reclamações contra os filmes davam conta de que os comerciais não estavam identificados como publicidade (leia aqui). Os advogados de defesa da Nokia, no entanto, argumentaram que se tratava de "marketing viral", buscando a interação do consumidor com a campanha. Segundo o Conar, do ponto de vista ético, "não há nada a ser condenado na prática do marketing viral".
O segundo ponto de defesa da Nokia foi calcado no fato de que os dois primeiros filmes de "Perdi meu amor na balada" eram "teasers", em formato adaptado para a internet.
Por unanimidade, os conselheiros concordaram com os argumentos da Nokia e arquivaram o caso.
O Conselho também analisou ações de merchansing do chocolate Cacau Show durante a novela infantil "Carrossel", do SBT. Foi recomendada a sustação da campanha, com base no anexo H do Código de Autorregulamentação Publicitária, que afirma que não devem ser feitas ações de merchandising de alimentos em programas voltados para crianças. Cabe recurso.
Em agosto, a Cacau Show foi notificada pelo Procon-SP pela "Promoção Divertida Fábrica de Chocolates", divulgada diariamente nos intervalos comerciais de Carrossel, leia aqui.