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Publicidade na TV gera pouco engajamento na web
Estudo feito pela E.life, empresa de inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, aponta que as campanhas publicitárias veiculadas em TV aberta no Brasil não estão refletindo um alto nível de engajamento do consumidor nas redes sociais.
O levantamento foi realizado para tentar entender qual estava sendo a eficácia da publicidade na TV para o usuário de redes sociais, já que, para 50,6% dos internautas brasileiros, o uso simultâneo de televisão e internet é um comportamento comum.
Segundo a empresa, 18% dos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter, são influenciados pela televisão. Já eventos esportivos - por sua vez, amplamente exibidos na TV - representam 28% do ranking.
Durante uma semana, a E.life monitorou menções às cinco maiores operadoras de celular (Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo) no Twitter e no Facebook. Além disso, acompanhou todas as inserções publicitárias dessas operadoras em dois canais de TV aberta (Gloro e Record), no horário nobre.
Entre as campanhas no ar no período estudado, a Claro foi a operadora de celular que conseguiu alcançar melhor interação entre os meios TV e internet. O percentual de buzz sobre a publicidade da marca no Facebook e no Twitter chegou a 36,8%, 18 pontos percentuais a mais que a Oi, segunda colocada no estudo.
De acordo com a E.life, a presença do jogador de futebol Neymar e do ex-jogador Ronaldo nas campanhas teve relevância para o resultado da Claro.
O estudo revelou ainda que o horário nobre na TV também se mostrou ser o horário de maior movimentação nas redes sociais. Isso porque entre as 19h e as 23h, o volume de buzz sobre propaganda aumentou para todas as marcas estudadas.
As informações são do Portal Exame.