Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
TV é 1ª fonte de informação de 68% dos jovens
A TV é a primeira fonte de informação da maioria (68%) dos jovens brasileiros. A internet vem em segundo lugar na preferência (20%), seguida pelo rádio (4%).
Os dados são do TRU 2011, estudo da TNS Research International, realizado em 40 países, incluindo o Brasil.
Por aqui, foram entrevistados 1,5 mil adolescentes e jovens de 12 a 19 anos, das classes A a D, de quatro regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A maioria dos entrevistados (97%) possui TV e 27% TV a cabo. Segundo o levantamento, 51% têm DVD Player; 33% têm internet banda larga; 32% videogame e 20% MP3 Player.
Nas classes mais altas, segundo aponta a pesquisa, a internet supera a TV em diversos atributos. É considerada a mídia "mais utilizada, divertida, informativa e sem a qual não viveriam". Já na classe D, a TV é o canal de comunicação mais divertido (56%).
O estudo apurou ainda que, enquanto as meninas de todas as faixas etárias gostam de novelas e tramas do gênero, os meninos preferem esporte e humor.
Seus canais favoritos são Globo, SBT e Record, com destaque para a novela Malhação, seguida dos programas TV Globinho, Globo Esporte e Pânico na TV.
O estudo detectou também que, entre as jovens, os assuntos mais procurados nas revistas são beleza, moda, horóscopo e fofocas de celebridades, enquanto os rapazes têm preferência por esporte.
Outra tendência apontada pela pesquisa é a pouca importância que os jovens atribuem às atividades culturais. Cerca de 80% deles nunca vão a concertos, teatro, ópera, ballet ou eventos culturais e políticos.
Os jovens também não têm o hábito da leitura 75% deles não leram nenhum livro no último ano por iniciativa própria e 76% nunca visitaram museus em suas cidades.