arrow_backVoltar

Pesquisa

Peças publicitárias 'engraçadas' vendem mais que as outras?

19.07.12


Pesquisa realizada pela Ace Metrix dá conta que as peças publicitárias tidas como engraçadas não vendem mais do que aquelas não se utilizam do artifício.



Segundo uma amostra de 6,5 mil pessoas, ouvidas nos EUA, entre janeiro de 2011 e março de 2012, um comercial da Huggies conhecido como "Baby Wets the Room", criado pela Ogilvy & Mather, foi considerado 12 vezes mais engraçado que a média - para se ter uma base de comparação, os comerciais veiculados durante os dois últimos Super Bowls foram considerados somente três vezes mais engraçados que a média dos filmes para TV. Apesar de especificamente este comercial de Huggies ter sido considerado mais eficaz que os outros da categoria pela Ace Metrix, a empresa analisa que nem os filmes do Super Bowl que fazem graça nem outros engraçadinhos conseguem melhores resultados que as peças que não têm tiradas de humor.



Segundo a avaliação da empresa, as peças engraçadas prendem mais a atenção do consumidor e geralmente as pessoas gostam delas. Mas a Ace Metrix acredita que o tom engraçado tem pouca correlação com eficácia, ao analisar um sistema de pontuação que leva em consideração visibilidade, simpatia e persuassão, entre outros fatores.



Na verdade, de acordo com o estudo, os comerciais engraçados aparecem ligeiramente com menos probabilidade de aumentar a intenção ou desejo de compra do que aqueles considerados "sem graça".



Assista aos comerciais considerados mais engraçados aqui.



Leia matéria na íntegra na Creativity e no AdAge.


Pesquisa

/