arrow_backVoltar

Pesquisa

Torcedor não rejeita patrocinador de time rival

09.09.08

Pesquisa realizada pela TNS Sport do Brasil dá conta de que apenas um a cada 22 torcedores (4,47%) afirma que não compraria um produto de uma empresa que patrocine o time adversário.


À pergunta “O sr. deixaria de comprar algum produto/serviço por ser ele patrocinador de um clube rival?”, 95,53% dos entrevistados responderam negativamente. 


Foram ouvidas 7.001 pessoas em 14 Estados brasileiros. A margem de erro é de 1,1%.


Sobre o impacto do patrocínio no futebol brasileiro, a pesquisa constatou que a Nike é a empresa com maior recall entre os torcedores.  


Adidas, Coca-Cola, Skol, Brahma, Fiat, Puma, Penalty, LG, Vivo e Itaú completam as empresas mais associadas ao futebol. O entrevistado poderia citar até cinco.


A TNS já havia realizado uma pesquisa semelhante em fevereiro. Na análise comparativa dos dois resultados, Fiat aparece como a empresa que mais cresceu na lembrança do público.  


Confira abaixo o quadro das 20 empresas mais citadas pelo público, segundo a TNS Sport:


CLASSIFICAÇÃO MARCA RECALL
 
1 NIKE 20,11%
 
2 ADIDAS 11,30%

3 COCA COLA 7,26%
 
4 SKOL 7,04%
 
5 BRAHMA 6,06%
 
6 FIAT 5,36%
 
7 PUMA 4,81%
 
8 PENALTY 4,39%
 
9 LG 4,31%
 
10 VIVO 4,19%
 
11 ITAÚ 4,06%
 
12 BR 3,60%
 
13 REEBOK 2,99%
 
14 UMBRO 2,93%
 
15 UNIMED 2,56%
 
16 TOPPER 2,54%
 
17 BANRISUL 2,41%
 
18 BANCO DO BRASIL 2,40%
 
18 BRADESCO 2,40%
 
20 PARMALAT 2,33% 


Abaixo, a classificação das 10 principais marcas associadas ao futebol pelo critério de 1ª lembrança:


CLASSIFICAÇÃO MARCA 1ª LEMBRANÇA
 
1 NIKE 11,48%
 
2 ADIDAS 3,57%
 
2 COCA COLA 3,57%
 
4 BRAHMA 2,43%
 
5 FIAT 2,23%
 
6 LG 2,04%
 
7 SKOL 2,03%
 
8 PENALTY 1,84%
 
9 ITAÚ 1,80%
 
10 PUMA 1,61%

Pesquisa

/