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Pesquisa Abragames

Mercado internacional de olho nos estúdios do Brasil

28.02.24

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) lançou a 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, desenvolvida com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). O estudo, que traz dados relativos aos anos de 2022 e 2023, mostra que houve um aumento de 3,2% do total de estúdios nacionais. O número passou de 1.009 em 2021 para 1.042 no ano passado.

Os jogos próprios desenvolvidos entre 2020 e 2022 chegaram a 2.600. Desses, 1.009 foram lançados apenas em 2022, 12% a mais do que em 2021. Com isso, mais profissionais foram demandados, gerando um crescimento de 6,3% na base, que chegou a 13.225 pessoas.

Para a pesquisa atual, foram consultadas 309 empresas, que responderam a um questionário como estúdios desenvolvedores. Além disso, 34 estúdios responderam às perguntas como autônomos (por serem empresas individuais). No final, o estudo teve respostas de 343 companhias.

Os dados da segunda edição da pesquisa também reforçam a posição do Brasil como uma das mais promissoras regiões para a prestação de serviços de External Development”, declarou Rodrigo Terra, presidente da Abragames. Isso quer dizer que os estúdios nacionais entram como parceiros de empresas internacionais, recebendo projetos de fora. “O trabalho feito pelos brasileiros tem se destacado, entre outros aspectos, pelas questões artística, de engenharia e co-dev. Com isso, temos metade das desenvolvedoras brasileiras que atuam em outros mercados com mais de 70% de seus faturamentos oriundos dos mais variados países”, acrescentou.

Segundo Eliana Russi, diretora de operações da Abragames, o país vive um cenário produtivo crescente e cada vez mais diversificado. “É impressionante como empresas internacionais têm se interessado pelos trabalhos desenvolvidos no Brasil e vem reconhecendo nossos talentos nas mais diferentes funções”, pontuou. “Ao longo dos últimos anos temos visto crescer os negócios internacionais durante eventos presenciais pelo mundo e os olhos de players de diferentes continentes, certamente, estão voltados para os nossos profissionais”.

Um movimento que demonstra a atenção que as empresas brasileiras estão conquistando no exterior foi o da compra do estúdio Aquiris, em abril do ano passado, pela Epic Games, dona do Fortnite. Desenvolvedora de jogos como Horizon Chase, Wonderbox e Looney Tunes World of Mayhem, a companhia passou a fazer parte da corporação norte-americana, tornando-se uma importante operação dentro dos projetos da Epic Games para a América Latina.

Faturamento

A segunda edição da pesquisa da Abragames conta com um novo método de cálculo do faturamento da indústria nacional de games. O modelo anterior considerava apenas as receitas das desenvolvedoras que atendem ao mercado consumidor e de entretenimento. O atual leva em consideração jogos e serviços desenvolvidos para terceiros, games educacionais e advergames. Dessa forma, o faturamento da indústria de desenvolvimento de games do Brasil em 2022 foi calculado em US$ 251,6 milhões. Em 2021, o movimento foi de US$ 143,3 milhões.

Pelos dados atuais, 60,4% das empresas têm faturamento de até R$ 360 mil, frente a 65% na pesquisa de 2022. A maior diferença se dá na faixa de até R$ 81 mil reais, que caiu de 39% para 33,3%. Por outro lado, a linha de faturamento entre R$ 360 mil e R$ 1,8 milhão subiu de 23% para 27,7%.

Expectativas para os próximos anos

Nos meses mais recentes, grandes empresas internacionais de desenvolvimento de games – e inclusive algumas das maiores do Brasil no setor –, passaram por períodos de demissões e ajustes. Sobre o impacto desse momento, posterior ao período da atual pesquisa, Rodrigo Terra ponderou: “Há uma readequação pós-pandemia das empresas e as expectativas de mercado ainda são relativas. Entretanto, existem perspectivas de melhora na economia brasileira, suportada por um ambiente político mais estável, o que contrasta com a instabilidade do mercado global. Acreditamos em um futuro com potenciais oportunidades e muitos desafios”.

Acesse a pesquisa completa aqui.

Quem são os gamers

Os resultados do estudo da Abragames foram divulgados um dia depois do lançamento da Pesquisa Game Brasil, a PGB, que mostra como o brasileiro consome jogos eletrônicos. De acordo com esse trabalho, 73,9% dos brasileiros afirmam jogar algum tipo de game, aumento de 3,8 pontos percentuais sobre o resultado de 2023.

Nos últimos anos, as mulheres têm se destacado no consumo de jogos eletrônicos. Na edição 2023 da PGB, os homens representavam a maioria, com 53,8%. Desta vez, os números se igualaram tecnicamente, com 50,9% do público sendo feminino e 49,1% masculino.

Outro dado indica que os smartphones seguem como plataforma favorita para jogar, com 48,8% de preferência. Computadores e consoles aparecem na sequência, com 22,6% e 21,7%, respectivamente.

 

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