arrow_backVoltar

Pesquisa / Ernst & Young

Fusões e aquisições x crescimento orgânico

07.06.11

Um terço das empresas globais está em busca de novas aquisições nos próximos seis meses, o que sugere um aumento nas operações de fusão e aquisição a curto prazo. O dado foi apurado no quarto levantamento bianual "Capital Confidence Barometer", realizado pela Ernst & Young.


O estudo também detectou que, a longo prazo, porém, o apetite por esse tipo de transação irá cair, com as companhias escolhendo adotar o crescimento orgânico como prioridade. 


Desde outubro, houve um aumento de 18% no número de companhias propensas a adquirir outras nos próximos seis meses, segundo a pesquisa.


A proporção daquelas que pretendem fazer aquisições nos próximos dois anos continua relativamente alta – 44%. No entanto, esse número representa uma queda se comparado aos 54% de outubro de 2010 e aos 67% de abril do mesmo ano. 


O levantamento, feito em março com mais de mil executivos de alto escalão ao redor do mundo, revela que quase 60% das empresas conseguem enxergar nos próximos 12 meses um fim para a crise financeira iniciada em 2008.


Além disso, um quinto das empresas globais pesquisadas já considera que a crise acabou – o primeiro aumento significativo na confiança entre executivos, em 18 meses. 


O estudo mostra ainda que a prioridade para quase 50% das empresas pesquisadas é o crescimento orgânico – o índice é quase o dobro do constatado há 18 meses.


As corporações estão focando cada vez mais na construção de negócios sustentáveis por meio de segmentação de clientes e gerenciamento de portfólio. 


Confira o estudo completo no site.

Pesquisa / Ernst & Young

/