O estudo "European Music Festival Study", divulgado pela Havas Sports & Entertainment (HS&E), aponta que 65% dos frequentadores de festivais de música acreditam que as marcas patrocinadoras melhoram a experiência durante o evento, sendo que 60% dos entrevistados interagiram com duas ou mais marcas e 85% gostaram das ativações que experimentaram.
A HS&E entrevistou 2.244 fãs em oito festivais de rock, na Itália, Alemanha, França, Espanha, Polônia e Reino Unido, durante os meses de junho e agosto de 2011.
Os resultados mostram que a percepção de marca é elevada, com os participantes recordando em média de seis em cada 10 marcas presentes no local.
Além disso, 36% afirmaram estar mais propensos a comprar produtos de um patrocinador depois de ter contato com a marca no festival.
"Estamos mostrando às marcas brasileiras que esses eventos são uma oportunidade de negócio e engajamento de consumidores, assim como já acontece na Europa. Em breve, mais empresas estarão investindo neste tipo de ativação e precisamos entender o perfil e expectativas dos frequentadores, para orientar as marcas em como atender às necessidades dos consumidores de festivais de música", declara Noemie Claret, gerente de novos negócios e planejamento estratégico para eventos internacionais da HS&E.