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Hábitos financeiros das classes C e D
O dinheiro continua sendo a forma preferida de pagamento pelas classes C e D no Brasil. E isso se explica, em parte, pelo fato de que apenas 46% da população desses segmentos é bancarizada.
Essa é uma das conclusões do estudo encomendado pela MasterCard ao Instituto Ipsos com o objetivo de conhecer os hábitos e atitudes do público de baixa renda em relação ao uso dos meios eletrônicos de pagamento e consumo em geral.
De acordo com a pesquisa, realizada em sete municípios brasileiros, 27% dos entrevistados possuem somente cartão de débito, enquanto 25% detêm somente cartão de crédito.
Já ao analisar apenas a relação dos bancarizados das classes C e D com produtos financeiros, a pesquisa concluiu que 80% possuem cartão de débito; 69%, conta corrente; 52%, poupança; e 49%, cartão de crédito.
O dinheiro, porém, continua tendo um papel importante na vida desses consumidores, que destinam uma média de R$ 47 por mês para o uso do cartão de débito e de R$ 100 para o cartão de crédito.
Ciente dessa situação, a MasterCard está lançando uma série de iniciativas que têm como objetivo mudar o comportamento do consumidor em relação aos meios eletrônicos de pagamento, especialmente o cartão de débito, cuja utilização ainda é bastante baixa.
A MasterCard enxerga enorme potencial a ser explorado com o cartão de débito no país e está fazendo algumas mudanças estratégicas que estimularão o uso, especialmente para transações de menor valor, e a aceitação do produto nos comércios , explica Maurício Alves, vice-presidente de produtos da MasterCard Brasil.
Embora a estabilidade econômica tenha alimentado a expansão do mercado de crédito e de produtos financeiros como os meios eletrônicos de pagamento, este é um segmento que ainda apresenta muitas oportunidades de crescimento, especialmente nas camadas de menor renda da população, continua o executivo.
De acordo com o estudo da MasterCard, 55% dos bancarizados e 98% dos não bancarizados recebem seus rendimentos em dinheiro. Isso se reflete na forma como são feitos os pagamentos.
Números do Banco Central mostram que o dinheiro em espécie é largamente utilizado para pagamentos de baixo valor, relacionados com as pequenas compras do dia-a-dia. Nessas situações, o dinheiro responde por cerca 77% dos pagamentos efetuados por pessoas físicas.
Ao analisar os resultados da pesquisa, notamos que, apesar de um percentual relevante das classes C e D ter acesso a algum tipo de produto financeiro, a maioria não o utiliza, e isso acontece, muitas vezes, por falta de conhecimento de que o pagamento com cartões de débito e crédito é muito mais prático e conveniente e ainda ajuda o consumidor a ter maior controle de seus gastos, diz Alves.
Entre as principais barreiras para o crescimento do débito no Brasil estão fatores culturais, como o costume de andar com dinheiro em papel moeda no bolso, falta de conhecimento de taxas e tarifas e o receio de perder o controle dos gastos, enfatiza Alves.
O mercado de meios eletrônicos de pagamento, principalmente no que diz respeito ao cartão de débito, ainda tem muito espaço para crescer, mesmo entre os bancarizados; já os 54% das classes C e D que ainda não são bancarizados poderiam tornar-se com uma oferta de produtos mais adequada às suas necessidades.
A pesquisa da MasterCard também identificou os principais segmentos para a expansão dos meios eletrônicos de pagamento no Brasil: pequenos comércios, como mercearias, cafés, farmácias, bares, casas noturnas, segmento de saúde (consultórios médicos, dentistas), de educação (universidades e escolas) e os prestadores de serviço em geral.
De olho no enorme potencial de crescimento das classes mais baixas da população e na oportunidade de expansão do mercado de débito, a MasterCard está fazendo algumas mudanças estratégicas em seu produto de débito no Brasil.
Essas alterações concentram-se em três áreas: marca, frequência de uso e ativação para transações de menor valor e expansão para novos segmentos. Com essa iniciativa, além de detectarmos segmentos potenciais para o uso do cartão, contribuímos para o seu desenvolvimento local ao estimular a substituição do dinheiro em papel moeda pelos meios eletrônicos de pagamento, reitera Alves.
Em busca de simplicidade, a MasterCard está migrando sua marca MasterCard Maestro para MasterCard com a sinalização de débito abaixo da logomarca. Todos os cartões de débito emitidos a partir de agora passarão a contar com a logomarca na frente do cartão.
Dessa forma, espera-se que os consumidores passem a ter mais familiaridade com o cartão de débito e substituam o dinheiro e o cheque em suas compras diárias pelo meio de pagamento eletrônico.
Para gerar maior ativação de seus cartões de débito, a MasterCard está lançando promoção com mecânica bastante simples: para concorrer a um Novo Fiat Uno 0KM os portadores de cartões de débito MasterCard devem utilizá-los pelo menos três vezes na semana, com compras de qualquer valor. A promoção é válida entre 26 de setembro e 18 de dezembro. Durante este período, serão sorteados 12 automóveis.