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Pesquisa Nacional de Telecomunicações

Ibope Mídia revela dados do estudo

06.07.07

O Ibope Mídia acaba de anunciar dados apurados em estudo sobre o cenário atual das telecomunicações no Brasil.


Foram entrevistadas 8 mil pessoas acima de 16 anos, em todas as regiões do Brasil, entre novembro e dezembro de 2006.


Os resultados foram divididos em três categorias de produto: televisão, internet e telefonia.


Com relação à TV, o Ibope detectou que em praticamente todos os domicílios existe ao menos um aparelho de televisão. Em mais de um terço deles, há dois ou mais televisores. Para 63% das pessoas, a maior diversidade de canais e programas e a qualidade da imagem e do som são fatores importantes para motivar a compra de uma antena parabólica para o domicílio.


A antena parabólica é muito utilizada nas cidades pela classe C e também está presente em grandes concentrações nas zonas rurais. 


O estudo mostra ainda que praticamente dois terços das residências da classe A possuem TV por assinatura, principalmente na região Sudeste e nas capitais do Brasil. Além disso, a pesquisa revela que 71% de quem utiliza este tipo de serviço pretende permanecer com a mesma operadora e o mesmo pacote.


Com relação à internet, mais de 70% das pessoas da classe A acessam a web em seus domicílios. Independentemente da classe social, mais de um terço das pessoas que acessam a internet de seus domicílios não o fazem de nenhum outro lugar.


Dentre os internautas que afirmaram não ter acesso à banda larga, 42% pretendem adquirir o serviço nos próximos seis meses.


Sobre a telefonia fixa, a pesquisa detectou que mais de 80% dos proprietários de telefones fixos realizam ligações interurbanas e um quarto dos domicílios da classe A têm ao menos duas linhas desse tipo de telefone.


Com referência à móvel, cerca de 25% dos usurários de telefone celular trocam de aparelho no mínimo uma vez ao ano e 10% gostariam de mudar de operadora imediatamente.


Apesar das operadoras de telefonia móvel sempre ocuparem o topo do ranking de reclamações de consumidor, a maior parte do público pesquisado afirma não querer trocar de operadora.


Independentemente de classe social, um quarto dos domicílios brasileiros têm pelo menos duas linhas de telefone móvel e o sistema pré-pago é o mais comum entre os jovens. O recurso mais utilizado no celular é o de envio e recebimento de mensagens de texto (SMS). 

Pesquisa Nacional de Telecomunicações

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