arrow_backVoltar

Pesquisa Objetos do Desejo

Hábitos do consumidor de alta renda

12.09.11

A pesquisa Marcas Objetos do Desejo, desenvolvida pela Shopper Experience, apurou que os paulistanos com alto poder aquisitivo aspiram uma relação mais estreita com as marcas, esperam ser surpreendidos com ações de relacionamento e concordam em pagar mais por produtos com o binômio "qualidade-grife".


“Detectamos também que a alta renda investe em conforto dentro do lar, o que indica preocupação em desfrutar de momentos de lazer sem sair de casa, contando com mais segurança”, afirma Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa Objetos do Desejo. 


Foram realizadas 930 entrevistas com homens e mulheres entre 18 e 55 anos da classe A, consumidores de produtos e serviços de luxo. As entrevistas foram conduzidas nas principais ruas dos Jardins, Itaim Bibi, Jardim Europa, Jardim Paulistano e Vila Nova Conceição, com clientes de lojas de luxo dessas regiões e frequentadores dos shopping centers Iguatemi e Cidade Jardim.


A elite e os emergentes da classe A, de acordo com Stella, têm comportamentos diferenciados diante do consumo de luxo. “O consumidor da classe A é avesso à exposição e preza pela exclusividade até na hora de ser abordado para a divulgação de produtos ou serviços”, detalha, acrescentando que as grifes voltadas a essa classe materializam os desejos dos consumidores por meio de experiências de compra diferenciadas e exclusivas.


“O consumo de luxo não está ligado à necessidade, mas à expectativa e à percepção diferenciada. Nesse contexto está o desafio dos gestores de grifes que têm que assimilar a importância da experiência de compra – que é tão ou mais importante do que o produto em si”, afirma a executiva.


A pesquisa aponta que, entre os restaurantes, o público paulistano de alta renda destaca Fasano, D.O.M e A Figueira Rubaiyat. Eles foram os melhores colocados, com, respectivamente, 17%, 12% e 11% dos votos.


Entre os 10 destinos prediletos da classe A de São Paulo, em primeiro lugar há um empate entre Dubai e Paris (ambos com 14% de preferência), seguidos por Nova York (9%) e Londres (5%); Istambul e Cote D´Azur (3% cada); e Tóquio, Ilhas Maurício, Tahiti e Aspen, com 2% cada.


Com relação às companhias aéreas, 31% dos entrevistados preferem a Air France e 13% a Lufthansa.


As marcas de champanhe mais citadas foram Dom Pérignon (23%), Veuve Clicquot (21%) e Moet & Chandon (11%). Na categoria uísque, Johnnie Walker e Ballantine's são os mais citados, com 47% e 10%. Já entre as vodcas, há empate entre Grey Goose, Imperia, Smirnoff, The Jewel of Russia, Wyborowa e Belvedere – todas com 13%.


Sobre as marcas de bolsas femininas, os destaques são Louis Vuitton (30%), Chanel (17%), Prada (9%), Hermès (9%), Marc Jacobs (5%), Gucci (4%) e Balenciaga (3%).


Entre os sapatos femininos, Chanel fica com 14% da preferência, seguida por Christian Louboutin (7%), Prada (7%), Gucci (6%), Salvatore Ferragamo (6%), Francesca Giobbi (4%) e Manolo Blahnik (2%).


As marcas de moda feminina que são objetos de desejo são Chanel (15%), Gucci (7%), Dolce & Gabbana (6%) e Prada (4%).


O estudo também detectou que entre as revistas femininas nacionais e internacionais mais citadas estão Vogue (55%), InStyle (9%) e Marie Claire (9%).


Com relação às marcas de cama, mesa e banho, destaque para Trousseau (31%), Giorgio Armani (8%) e Trussardi (8%).


Em moda infantil, Bonpoint ocupa a primeira posição (13%), seguida por Monne (8%) e Tartine & Chocolat (4%).


O estudo indica ainda que Giorgio Armani, Lacoste e Diesel são as marcas preferidas com 20%, 19% e 10%, respectivamente, quando o assunto é moda masculina. Entre as marcas de gravata, Gucci (14%), Hermès (14%) e Cartier (10%).


Os perfumes masculinos Azzaro e Calvin Klein – 18%, 12%, respectivamente – foram os mais votados. Entre os femininos,  Chanel (28%) seguido por Carolina Herrera (15%) e Prada (10%). Entre os cosméticos, Lâncome (20%), MAC (18%) e Chanel (10%) são as marcas que se destacaram.


Tiffany&Co., H.Stern, Bulgari e Cartier são as marcas de joias prediletas – com 27%, 23%, 6% e 6%, respectivamente.


Nike (21%), Adidas (17%), Lacoste (6%) e Asics (6%) são as marcas de artigos esportivos preferidas da classe A. Entre as marcas de óculos, Ray Ban (46%) e Oakley (8%). As marcas de jeans mais votadas foram Diesel (25%) e Seven for All Mankind (14%).


Com relação à tecnologia móvel, a Apple é a primeira na preferência em produtos como celulares e notebooks – 37% apontam o iPhone e 38% o Apple Mac; seguidos por 31% que preferem o Blackberry e 28% o laptop Sony Vaio, respectivamente.


Em TVs, as marcas que se destacam são Sony (51%), Samsung (14%) e LG (12%).


Os carros na categoria off road/SUV mais indicados foram o Land Rover (29%), BMW (16%) e Porsche (13%). Na categoria sedan de luxo, BMW (17%), Mercedes-Benz (16%), Lamborghini e Porsche, ambos com 12% da preferência dos entrevistados.


“A Ferrari desponta com 27% da preferência na categoria carro conversível, seguida pelo Porsche, apontado por 24% dos entrevistados. Ou seja, o mito italiano continua a povoar o imaginário da alta renda”, afirma Stella, acrescentando que na categoria compacto premium, o Audi e o MiniCooper – respectivamente com 20% e 18% da preferência – foram os mais citados.


Em motocicletas, BMW e Harley Davidson – 30% e 28%, respectivamente – são as mais votadas. Em barcos, Ferretti ocupa a primeira posição no ranking com 52%.


Entre os cinco designers mais admirados estão Philip Starck (16%), Irmãos Campana (14%), Mies Van Der Rohe (9%), Marcelo Rosenbaum (7%) e Ron arad (5%).


A pesquisa mostrou um empate entre os arquitetos mais citados: Jacques Garcia, João Armentano, Katherine Newman, Marcio Kogan, Ruy Othake, Andrea Putman e Isay Weinfeld – todos com 8% de votos.


As cozinhas planejadas que são objeto de desejo são Kitchen's (13%), Viking Kitchen's (7%) e Ikea (7%). Bang & Olufsen e Kitchenaid, com 18% e 12% da preferência, são os eletrodomésticos mais votados.


Visa Infinite (33%) e Amex Platinum (22%), seguido de Visa Black (17%) são as bandeiras de cartão de crédito preferidas da classe A.


Entre os bancos, Itaú Personnalité (29%), HSBC Premier (14%) e Real Van Gogh (14%). Na categoria Banco Private, a primeira colocação é do Itaú Private (41%), seguido do Bradesco Private (32%) e Citi (5%). 

Pesquisa Objetos do Desejo

/