Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
9 em cada 10 usuários abrem app ao menos uma vez por dia
Nove em cada 10 usuários abrem o aplicativo WhatsApp pelo menos uma vez por dia e 36% ficam com o aplicativo aberto durante o dia todo, segundo dados apurados pelo "Relátorio WhatsApp - Julho de 2024", elaborado pelo Opinion Box.
A pesquisa sobre os hábitos dos usuários do WhatsApp no Brasil ouviu 1,1 mil pessoas que usam o app. Além da frequência de uso, o estudo investigou os principais recursos utilizados pelos consumidores. Em primeiro lugar, aparece a troca de mensagens de texto, com 93% dos usuários utilizando essa funcionalidade. Entre os entrevistados, 80% disseram também enviar mensagens de áudio pelo aplicativo.
A maior parte da base de usuários do WhatsApp não apenas se mantém fiel, mas enxerga potencial para que gaste mais tempo com o app no futuro. De acordo com o relatório, a maioria tem mantido ou aumentado o tempo usado no app. Um quarto dos usuários afirma que espera intensificar a utilização, o que, segundo o relatório, "pode ser impulsionado por novos recursos e funcionalidades que o aplicativo continua a introduzir".
Marcas e WhatsApp
O estudo indica que as marcas podem usar o aplicativo para se tornarem mais próximas do seu público-alvo, uma vez que 79% dos usuários já se comunicaram com empresas por meio do aplicativo, 66% contrataram serviço e 62% compraram produto pelo WhatsApp.
O número de usuários que recebeu mensagens e ofertas comerciais de marcas com as quais nunca tinham conversado antes saltou de 56% em janeiro de 2021 para 82% na pesquisa atual - um panorama que reflete que muitas companhias ainda não estão respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Apesar disso, quase metade dos entrevistados afirmou que responde esse tipo de mensagem, caso se interesse.
Canais
Lançados no Brasil em setembro do ano passado, os Canais do WhatsApp chegaram com a promessa de ser uma forma "simples, confiável e privada" de receber atualizações de pessoas e organizações dentro do app. Diferentemente dos grupos, em que a interação é bidirecional, com os canais, os criadores e administradores enviam atualizações específicas aos seguidores, de modo que os usuários recebam conteúdo temático em forma de conversas por mensagem. No entanto, a ferramenta ainda é pouco usada, segundo o relatório: apesar de 62% afirmarem conhecer a função, apenas 19% a utilizam. Os conteúdo preferidos dos usuários que seguem canais no WhatsApp são notícias (48%), esportes (37%), tecnologia (31%) e séries (28%).
Confira alguns dos dados apurados pelo estudo nas imagens acima.