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Anúncio de Christian Dior com Natalie Portman é proibido
A Advertising Standards Authority (ASA), órgão regulador de publicidade do Reino Unido, proibiu a veiculação do anúncio de um rímel da Christian Dior.
O motivo: a peça "induz os consumidores ao erro" por trazer os cílios da atriz norte-americana Natalie Portman retocados digitalmente e mostrar resultado que não corresponde à realidade.
Na peça, a atriz é acompanhada por texto que diz que o rímel provoca um "efeito espetacular de multiplicação do volume, cílio por cílio".
A ASA decidiu proibir a campanha depois que uma das marcas concorrentes da Dior na indústria de cosméticos, a L'Oreal, emitiu queixa contra o anúncio por "considerá-lo exagerado e fazer com que os consumidores sejam enganados sobre os possíveis efeitos do produto".
A Dior saiu em defesa do anúncio e assegurou que a atriz não utilizou cílios postiços no comercial, mas reconheceu que os responsáveis pela criação da propaganda usaram Photoshop para aumentar a espessura e o volume dos cílios.
Além disso, a marca disse que os consumidores esperam que as imagens usadas em propaganda de produtos de beleza sejam feitas "com profissionalismo".
Porém, a ASA afirmou que não há provas de que o produto possa imitar o resultado que aparece no anúncio, por isso que ele pode "induzir ao erro".
Não é a primeira vez que são proibidos, no Reino Unido, anúncios tratados com Photoshop, já que em fevereiro foi vetada a publicidade de um creme antirrugas da L'Oreal, por retocar o rosto de sua protagonista, a atriz Rachel Weisz, até "enganar os consumidores" sobre os efeitos do produto (leia aqui).
Além do anúncio de Weizs, também foram vetadas outras campanhas da L'Oreal, como as protagonizadas por Julia Roberts, Christy Turlington (leia aqui) e Penélope Cruz.
Com Estadão.