Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Veículos cor-de-rosa para mulheres
A cidade de Puebla, no México, inaugurou nesta semana uma frota exclusiva de táxi para mulheres como forma de evitar assédios.
Veículos pintados de cor-de-rosa, chamados de "Pink Taxi", são dirigidos por mulheres e voltados para a clientela feminina.
Os 35 carros circularão 24 horas por dia e têm como público-alvo donas de casas, jovens universitárias e mulheres da terceira idade, que podem solicitar o serviço por celular.
Segundo Sandra Montalvo, diretora do Instituto Municipal da Mulher, há um grande número de queixas de roubos e abusos sexuais não só nos táxis, mas em outros meios de transporte públicos. "Nossa ideia é, em breve, lançar os ônibus exclusivos."
Sandra rebate as críticas ao novo sistema, apontando que a ação é "sexista". "A ONU e todos os tratados internacionais sobre igualdade de gêneros permitem estas ações discriminatórias que têm por objetivo ajudar a reduzir a brecha entre homens e mulheres que ainda existe. São as chamadas ações afirmativas."
Puebla também quer evitar o cenário que vive hoje a capital do país. Na Cidade do México, não são raros os casos de crimes sexuais em táxis: somente entre janeiro e agosto deste ano, 25 taxistas foram detidos por abusos. Segundo a Procuradoria do Distrito Federal, a incidência é de seis a oito ataques por mês.
Leia matéria da BBC Brasil na íntegra aqui.