arrow_backVoltar

Pode ser?

Promoção da Pepsi não consegue atender demanda

12.09.11

A Pepsi divulgou durante esta semana campanha protagonizada pelas gêmeas do nado sincronizado e pelo apresentador Rodrigo Faro para convidar os clientes a experimentar a marca e levar uma unidade extra a cada produto comprado (leia e assista aqui).


Segundo o iG, a promoção lotou os supermercados credenciados e promoveu uma corrida pelo produto. O iG informa ainda que recebeu relatos de consumidores sobre escassez de refrigerantes Pepsi em unidades das redes Pão de Açúcar, Extra, Sonda, Carrefour, Coop e Sacolão.


Em alguns supermercados da região metropolitana de São Paulo, houve tumulto e reclamação de clientes.


De acordo com a Pepsi, a promoção "foi um sucesso" e "superou em muito as já altas expectativas" para o fim de semana.


"A operação de produção e logística foi dimensionada para atender à forte demanda que esperávamos para o período e colocou nas lojas, para venda nestes dois dias, volume superior a um mês de vendas regulares. Ainda assim, vários pontos de venda esgotaram seus estoques em poucas horas. Agradecemos a forte adesão dos consumidores à ação", disse a empresa, em nota.


Mas, segundo a matéria, muitos consumidores frustrados chegaram a acusar a empresa de propaganda enganosa. Em consulta ao site Reclame Aqui, há pelo menos cinco queixas sobre a promoção. Em Salvador, houve protestos de clientes em frente ao supermercado Hiper Bom Preço, no bairro Cabula, de acordo com informações do jornal "Tribuna da Bahia".


A rede Pão de Açúcar chegou a limitar as compras para quatro unidades por pessoa, mas, mesmo assim, a maioria das suas lojas ficou sem estoque de Pepsi já no sábado (10), segundo o diretor comercial do Pão de Açúcar, Wilson Barquilla.


Ele afirmou que a rede recebeu um estoque equivalente às vendas de todo o mês de setembro do ano passado para atender essa promoção. Barquilla disse também que solicitou mais 60 carretas do produto para a Pepsi, mas recebeu apenas um terço disso. Ele considera que houve falha logística da empresa. “Eles subestimaram o potencial da promoção”, disse Barquilla.


Em cada supermercado, o Pão de Açúcar procurou uma forma de compensar os clientes. Eles chegaram a distribuir refrigerante da rival Coca-Cola em dobro. O diretor comercial disse que iria “mandar essa conta para a AmBev (representante da marca Pepsi)” nesta segunda-feira (12).


O Pão de Açúcar também informou que será veiculado nesta segunda-feira (12), nos principais jornais do país, um pedido de desculpas aos clientes, esclarecendo que a promoção foi organizada pela Pepsi e não pela rede de supermercados.

Pode ser?

/