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Polêmica

Justiça de Santa Catarina decide retirar outdoors da Ellus

17.11.06

No final de setembro, o Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para julgar, a pedido de consumidores, a campanha em outdoors e revistas da fabricante de roupas Ellus em que dois modelos aparecem nus ou seminus, por considerá-la de forte apelo sexual. Mas, antes mesmo que a instituição se manifestasse, a Justiça de Santa Catarina atendeu esta semana ao pedido feito pelo Ministério Público do Estado de retirada da campanha do ar. A decisão, por se tratar de interesse coletivo, é extensiva a todo o País.


Até o final da tarde de quinta-feira (16), a Ellus dizia não ter sido notificada da decisão. Por isso, não antecipou se acatará a medida ou entrará com recurso. Entretanto, em resposta enviada no último dia 10 ao Estado de S.Paulo, por conta de carta de um leitor insatisfeito com a propaganda, a Ellus não parecia disposta a ceder. O leitor Flávio Ignacio escreveu que seu desagrado não se tratava de puritanismo, mas ele acreditava que existia limite entre o belo e o vulgar, entre o sensual e o pornográfico, entre a insinuação e a leviandade.


Em sua resposta, a empresa se defendeu sob o argumento de que se trata de arte e que a 'maldade' está na cabeça do leitor: 'A Ellus é uma marca que destaca a beleza e a atitude da mulher e do homem que a vestem. Uma coleção é composta por 50% de roupa e 50% de emoção. A foto em questão foi idealizada nesse contexto.  Na foto são mostrados apenas os contornos da modelo, que está de perfil, não mostrando-se aparente qualquer parte íntima de seu corpo.'

Fonte: O Estado de S. Paulo


 Comentários

Kako - Que isso, seu Dotô. Pó, tira a palha de aço da antena do televiso. Vamo aproveita e troca o video cassete de quatro cabeça por DVD. Precisa lê mais! Vamo se moderniza, seu Dotô. kako@kuka.com.br


 Tathiane - A Ellus tem q reformular seus padrões de acordo com a civilizacao. Se os out doors estão nas ruas, há limites, naõ quero esse tipo de exposicao na ruas da cidade.  tathiane@lib.it


Lílian PAtrícia - João Pessoa - Existe uma visível diferença entre ser e parecer, e essa peça na minha opinião está longe de ser pornográfica ou ter apelos eróticos tão fortes assim. É uma peça que mostra sensualidade não uma nudez que possa escandalizar quem quer que seja. liliansm25@yahoo.com.br


Jr - Vejo coisas piores no horário nobre da Globo. jrpublicidade@hotmail.com


 geni - Corretissima a Justiça de Santa Catarina, a marca é forte e não precisa ser apelativa, se formos liberais demais onde vamos parar? O bom profissional sabe elevar a marca de seu cliente sem apelar desse jeito. geni@crpdesign.com.br


K - "outDOR" DÓI muito ter de ouvir que um belo trabalho envolvendo gente profissional, como um bom fotógrafo, modelos e criativos, possa ser considerado indecente. Às pessoas que criticam...Por algum acaso aí onde trabalham existem clientes que "dependam" de uma época, tradicionalmente muito lucrativa, chamada Carnaval? Vocês acham que carnaval é só alegoria, serpentina e porta-bandeira com aquela fantasia enorme, cobrindo até a marca da sandália? Então o que aquelas deusas brasileiras estão fazendo desfilando seminuas na passarela e na tela de nossas TVS? Pera aí, vamos deixar de falso moralismo! Vivemos num país tropical, democrático, cheio de vida e com uma miscelânea étnica maravilhosa. As pessoas punem o belo como se ninguém sentisse desejo. Será que desejo e publicidade não combinam? Será que o que aprendemos na faculdade, sobre criar desejos e necessidades, foi pura ilusão ou uma baboseira dita por aquele professorzinho bicho grilo que dá aula bêbado? Acho que não devemos subestimar o consumidor, jamais! Não são poses ginecológicas, muito menos vulgares. São dois jovens saudáveis retratados num simples outdoor. adsmaniac@bol.com.br


K - ... Limite demais é limitação. Quando alguém critica demais, algo que parece equilibrado, aos olhos da maioria, é pq não consegue enxergar além. Então aquela campanha maravilhosa da AlmapBBDO para a Forum tbm deveria ser vetada? A única pouca vergonha que enxergo naquilo são os próprios políticos, brilhantemente atacados pelo mote da campanha. Os modelos seminus simulando uma limpeza ética são o foco da arte, representam o belo e o consumidor enxerga isso como uma motivação consumista e de auto-estima. Empatia e simpatia são estímulos que devem ser explorados. Que mal devemos enxergar nisso? Peço desculpas se fui rude e cansativo, mas não consigo enxergar intenções apelativas nesse tipo de campanha. Posso garantir que algumas propagandas políticas são muito mais indecentes que um simples outdoor com gente saudável e bonita vestindo um bom jeans ao invés de terninhos engomados. adsmaniac@bol.com.br



 

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