arrow_backVoltar

Por que as francesas fazem topless?

Por Carlos Evangelista, da Duke Interactive, de Paris, agência que integra a rede Razorfish

06.07.07

Ir a Paris, subir na torre Eiffel, passear por Montparnasse, tomar um café numa terrasse. Muita gente quer fazer isso por uma semana. Eu comecei a alimentar o sonho de fazer isso durante um tempo muito maior, depois da primeira vez que vim pra cá. A cidade parecia ser agradável, muitas exposições de arte, museus, cinemas, um mundo fascinante a ser desvendado sob a ótica de um morador.

E foi assim que troquei a correria de São Paulo pela aparente tranquilidade da cidade-luz. Desde então, descobri algumas coisas interessantes que gostaria de compartilhar.


A primeira coisa que descobri foi que quase todo mundo aqui tem um lado artista. Basta conversar com as pessoas e logo elas revelam que adoram tirar fotos, ou mostram um caderno de rascunhos com seus desenhos, ou discutem sobre cinema europeu com uma visão diferente da nossa, ou contam que tocam piano etc.

Isso me levou a uma segunda descoberta: o porquê dos filmes franceses, as ilustrações, sites, etc serem tão diferentes. Na verdade, precisa estar imerso nessa cultura pra entender. É como se a cultura que eles produzem aqui fosse uma enorme "piada interna". E nem é tão dificil imaginar como chegaram aí, basta ver a quantidade de museus na cidade, os shows de jazz e rock ao ar livre, essa troca de idéias que existe aqui.

Vejo essa arquitetura centenária e fico imaginando essa mesma troca de idéias há 200, 300 anos, entre os filósofos, pintores, escritores que viveram aqui.


Outra descoberta foi que justamente essa cultura local riquíssima acaba escondendo o melhor da propaganda deles. Tem várias coisas que não fazem sentido em outros lugares e que se destacam na propaganda francesa. Uma propaganda que consegue ser ao mesmo tempo artística, engraçada, informativa e que dribla uma legislação bastante severa em termos de proibições.

Para se ter uma idéia, até agora era proibido fazer propaganda de 4x4 sem citar que as cenas feitas na natureza eram realizadas ou no exterior ou em lugares determinados, para não estragar o meio ambiente. Pois bem, a partir de novembro será proibido mostrar qualquer 4x4 fora de uma estrada aberta ao tráfego. Daqui por diante, não poderemos mais fazer sugestões de aventura e lama para as pessoas. Carro, só nas ruas.


E enfim, uma outra descoberta que é na verdade um questionamento: como mulheres tão pudicas no dia-a-dia, que quase não usam decotes, saias muito curtas ou justas, e que evitam mostrar sensualidade no ambiente de trabalho, na rua ou no metro, podem ir numa praça ou num parque no meio da cidade no fim de semana e fazer topless?



 Por Carlos Evangelista, da Duke Interactive, de Paris, agência que integra a rede Razorfish


carlos.evangelista@gmail.com

Por que as francesas fazem topless?

/