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Marcelo Coutinho emplaca filme no shortlist de Cannes e volta ao Brasil
O diretor de arte Marcelo Coutinho acaba de voltar ao Brasil, depois de ter trabalhado durante sete (dinâmicos e inacreditáveis) anos no Leste Europeu, em agências como Grey, Leo Burnett, McCann e Euro.
Sob sua direção de criação, a Euro RSCG, por exemplo, conseguiu emplacar este ano o primeiro shortlist da história da República Tcheca no Festival de Cannes, por filme criado para o Unicef.
Clique aqui, depois de ler o final dessa nota, e assista ao comercial criado por Coutinho, que foi finalista em Cannes. A produção foi rodada em Hamburgo, na Alemanha, e aprovada na sede do Unicef, em Genebra, o que garantirá à produção veiculação internacional.
Mas antes de conquistar esse feito, Coutinho já havia conseguido outros, como o de assegurar à Grey de Bratislava, na Eslováquia, seu primeiro ouro no Golden Drum - Festival Internacional do Leste Europeu - por anúncio criado para Tento (marca de papel higiênico). Uma das curiosidades dessa história estava no inusitado briefing: uma empresa eslovaca de papel higiênico que decidiu patrocinar um torneio de tênis da República Tcheca.
Este anúncio também ganhou o Prego de Ouro (prêmio eslovaco Zlat Klienks); o Louskaczech (prêmio tcheco, simbolizado por um quebra-nozes); um Effie; e um Zlata Petcka (Pedra de Ouro).
"Vivi histórias incríveis, por lá. Saí do Brasil em 1999, depois de ter passado pela Salles, Young e DPZ. Chegando à Europa, trabalhei primeiro na Espanha, depois segui para a República Eslovaca, onde fui preso no dia em que cheguei em Bratislava, com um contrato da Grey nas mãos. Não foi maldade dos policias, foi mesmo o susto de se deparar com o primeiro brasileiro a pisar por lá com um contrato de trabalho".
Coutinho também trabalhou na Leo Burnett de Praga, levado pelas mãos de Michael Conrad, onde foi premiado por campanha criada para a Eurotel - uma empresa de telefonia.
Durante o período em que trabalhou como diretor regional de criação da Euro, em Praga, era também responsável pelos escritórios da agência em Varsóvia, Kiev, Budapeste e Bratislava.
"Uma das maiores diferenças entre o publicitário brasileiro e o do Leste Europeu é que a cabeça deles funciona como a dos nossos funcionários públicos, ou seja, depois das 5 horas não há nem sombra deles dentro da agência. Para se ter uma idéia, quando eu era diretor de criação, um diretor de arte me procurou para dizer que queria ter durante a semana as três horas do período da tarde livres. Aí eu perguntei: "Você tem alguém doente na família?" E o cara respondeu: "Não, é que eu quero passar mais tempo com o meu cachorro". Um outro me disse que a namorada queria ficar mais com ele nas sextas-feiras e pediu dispensa. Era assim. Aqui no Brasil provavelmente eles estariam vendendo hot-dogs na rua".
Marcelo Coutinho acaba de chegar ao Brasil e estuda possibilidades de permanecer por aqui. "Acho que é hora de voltar. Foram sete anos fora, acumulando experiências realmente diferenciadas. Mas meu maior desejo, agora, é conseguir me estabelecer no meu país, perto da minha família".
Para entrar em contato, o email de Coutinho é: coutiman@yahoo.com.br