arrow_backVoltar

Post em Branco

Criativos lançam projeto que aborda saúde mental

05.08.21

Os criativos brasileiros Daniel Portuga (da Razorfish de Nova York) e Rodrigo Esteves criaram um projeto pessoal que tem o objetivo de dar visibilidade ao Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG), que atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo todo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros - por volta de 20 milhões de pessoas só no Brasil - têm algum transtorno de ansiedade.

A iniciativa começou com uma crise real de ansiedade. Em 2020, em meio ao isolamento por conta da pandemia, Portuga, que tem o diagnóstico de TAG, publicou centenas de posts em branco em seu Instagram e um último em preto, apenas com a palavra "out".

"Me vi trancado no meu apartamento em plena quarentena, solitário e completamente angustiado. Sem forças para pedir ajuda, mas ao mesmo tempo querendo sinalizar aos amigos que algo não estava bem, postei 227 posts em branco, sem nenhum texto, apenas trazendo a palavra 'out'”, compartilha Portuga.

O pedido de ajuda se transformou em um experimento social, o projeto "Post em Branco". Juntamente com Esteves, também diagnosticado com TAG, surgiu a ação, com a proposta de se tornar uma ferramenta para que as pessoas que sofrem de ansiedade possam chamar atenção em um momento de crise e receber apoio.

As reações aos posts em branco de Portuga variaram de mensagens negativas, passando por perguntas sobre problemas técnicos e pessoas que deixaram de segui-lo. Poucas mensagens tiveram como objetivo saber se ele estava bem.

"Muita gente não gostou da experiência e não entendeu como um pedido de ajuda. Algumas pessoas acharam que se tratava de vírus ou hackers. Vimos ainda que, assim como na vida real, muita gente não quer 'aquela pessoa problema' ou se envolver de alguma maneira com isso e deixou de me seguir. Enfim, felizmente, algumas pessoas se importam e são sensíveis para captar que ninguém normalmente postaria uma quantidade gigantesca de posts em branco à toa. Recebi mensagens de gente querendo saber se eu estava bem”, detalha Portuga.

"O projeto tem uma força dupla, pois demonstra como as pessoas em geral ainda são desinformadas sobre o tema, ao mesmo tempo que cria uma ferramenta para ajudar quem sofre com ansiedade e também quem convive com pessoas nessa condição", completa Esteves.

O projeto propõe que a pessoa que está em crise de ansiedade publique um post em branco em qualquer rede social. A ideia é que os ansiosos expressem seu estado emocional de uma maneira silenciosa para serem ouvidos por suas redes.

Confira aqui o site do projeto e, abaixo, o videocase que apresenta a iniciativa.

Ficha Técnica:

Creative Directors: Daniel Portuga, Rodrigo Esteves
Art Director: Daniel Portuga
Copywriters: Rodrigo Esteves, Andrew Lyle, Maiara Neix
Illustrator: Leandro Dário
Motion Designer: Eduardo Terrataca
Sound Effects: Liquo Audio
Developer: Felipe Silva
PR: Juliana Nery Bruna, Ballini
Strategic Advisor: Marcus Vinicius Ribeiro

Post em Branco

/