Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Venda da TCO; Heineken; Gol; Rock in Lisboa; R$ 19,072 bilhões; Philips/Walita na Leo; Assolan na Africa; HBO...
- A Telefónica de España e a Portugal Telecom anunciaram nesta quinta-feira, 16/01, a compra do controle da Tele Centro Oeste Celular, a sexta maior empresa brasileira do setor, por R$ 1,4 bilhões (US$ 425 milhões). As maiores operadoras de telefonia celular da Espanha e de Portugal - que já oferecem serviços nos Estados mais ricos do Brasil, em uma faixa que vai de Santa Catarina ao Sergipe - passarão a atuar a partir de agora também em todos os Estados das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Maranhão. Além disso, a Telefónica e a Portugal Telecom passarão a trafegar 54% das chamadas via telefone celular no Brasil e terão um total de 16,8 milhões de clientes. (Folha Online)
- A Heineken acertou a venda de 15% de sua participação na cervejaria argentina Quilmes Internacional para a controladora Quinsa SA. O acordo vai proporcionar um lucro extraordinário de 73 milhões de euros à cervejaria holandesa. A Heineken tentará entrar em acordo com a Quinsa e a brasileira AmBev sobre um processo em tribunais internacionais. A cervejaria holandesa tentava impedir a venda de 37,5% da Quinsa à companhia brasileira, em uma operação avaliada em US$ 600 milhões. O processo foi aberto porque o grupo holandês tinha planos de aumentar sua participação na Quilmes Internacional no momento do anúncio do acordo com a AmBev, feito em maio de 2002. da (Reuters)
- A Gol anunciou na terça-feira, dia 15/01, que está negociando a venda de parte da empresa. Segundo o jornal Valor Econômico, o presidente da empresa, Constantino Júnior, não revelou o potencial comprador, mas fontes do jornal indicaram um acordo de injeção de cerca de R$ 120 milhões de um dos fundos de investimento do grupo americano de seguros AIG no capital da empresa aérea. Diz o jornal que o acordo está sendo negociado há mais de três meses. Em dezembro, a Gol consultou o Departamento de Aviação Civil (DAC) para ter informações sobre o processo burocrático. Depois da consulta, a proposta é de venda entre 13% e 20% de participação para uma empresa estrangeira. A expectativa da Gol é anunciar o acordo em cerca de 20 dias. O novo sócio, segundo executivos da companhia aérea, não deverá modificar a posição estratégica da GOL de atuar no mercado de tarifas menores, com um serviço de bordo mais simples. (Fernanda Bottoni/mmonline e Valor Econômico)
- O empresário Roberto Medina está negociando uma versão lusitana do Rock in Rio. A idéia é usar um campo de futebol ou construir, como no Rio, uma Cidade do Rock para fazer um festival em 2004. (Ancelmo Gois - Globo on line)
- Chegaram a R$ 19,072 bilhões os investimentos publicitários no Brasil em 2002 segundo o Ibope Monitor. O crescimento é de 11,3% sobre 2001, que tinha registrado investimentos de R$ 17,121 bilhões. Os valores referem-se a dados de quase todos os meios, excluídos Internet e rádio. O Ibope Monitor mede o volume de publicidade, considerando os preços de tabela. (Elisa Araujo/Blue Bus)
- A Leo Burnett ficou com a conta global da Philips (brands), estimada em U$ 250 milhões e que era atendida pela D'Arcy desde 1990. A mudança não afeta o acordo da Philips (corporate) com a DDB/NY. Esta fatia institucional da conta é avaliada em U$ 90 milhões. (Adweek)
- A conta da Walita, marca de eletrodomésticos que percetence à Philips, vai migrar da carteira da Salles D'Arcy para a da Leo Burnett. A mudança segue tendência mundial após decisão da empresa de transferir sua conta global da rede D'Arcy - que foi extinta em todo o mundo exceto no Brasil - para a Leo Burnett. (Carlos Coelho/mmonline)
- A Africa, de Nizan Guanaes, foi anunciada como a agência responsável pela comunicação da Prátika Industrial, controlada pela holding Monte Cristalina -que também possui o complexo de rádio e TV Serra Dourada, afiliada do SBT, em Goiás. Segundo Nelson Mello, diretor-presidente da Prátika, dona da marca de lã de aço Assolan, o processo de seleção limitou-se a uma apresentação da empresa, no ano passado, para seis agências, de forma que pudesse identificar qual teria o perfil exato para desenvolver a estratégia de construção da marca.
(Francisco Fukushima/mmonline)
- Claudio Ferreira deixou a direção comercial da HBO Brasil.
/