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Carlos Manga; Natura; e uma interessante avaliação sobre o mercado de telefonia...
- A juíza Maria Leonor Baptista Jourdan, da 29ª Vara Cível, concedeu liminar na terça-feira, 10/12, ao diretor Carlos Manga para que seja retirado do ar um comercial da Oi, onde são usadas imagens de Glória Menezes e Tarcísio Meira feitas pelo diretor em 1974. O comercial foi criado pela NBS. (Ancelmo Góis, em O Globo)
- A Lew,Lara foi a agência vencedora na disputa pela conta da Natura. A concorrência foi anunciada em outubro, com 14 agências participantes. Na última fase também disputavam W/Brasil e Young & Rubicam. As finalistas recebem um fee de R$ 30 mil para a cobertura de despesas decorrentes da elaboração da proposta. (Fernanda Bottoni - www.mmonline.com.br)
- As contas regionais da TIM devem migrar para a Giovanni FCB e a ATL deve mudar de nome em 2003. Essas são algumas das conclusões que podem ser tiradas das recentes modificações no setor de telefonia móvel no Brasil, a partir dos últimos leilões da Anatel. Depois das mudanças ocorridas, a TIM foi autorizada a migrar do superado TDMA, que ainda mantém nos Estados do Nordeste, Paraná e Santa Catarina, para o SMP (Serviço Móvel Pessoal), que usa o GSM, recém-lançado em campanha da Giovanni FCB. Como o próprio presidente mundial da TIM, Marco Benedetti, declarou que a empresa vai incentivar seus atuais cinco milhões de clientes TDMA a migrarem para o GSM, as atuais agências regionais, como a Master, no Paraná, e a Mart Pet, de Pernambuco, podem até assinar essas campanhas de migração, mas não tem sentido que a partir daí mantenham uma linha de comunicação diferente do modelo nacional desenvolvido pela Giovanni.
O ano de 2003 também verá a Vesper e a Brasil Telecom aumentando suas verbas de comunicação. A Vésper, cujo modelo de telefonia fixa não conseguiu convencer os consumidores, deve voltar à carga como anunciante para lançar seu telefone móvel nas praças do interior de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste. E a Brasil Telecom, que vem operando com telefonia fixa, se lança na móvel - provavelmente com a marca Brasil Celular, que comprou no leilão da Telebrás - nos Estados da região Sul e Centro-Oeste, além de Brasília.
Outro anunciante do setor que deve investir fortemente em 2003 é a Telecom Américas, que ganhou o direito de entrar com o SMP em São Paulo, Bahia, Sergipe, Santa Catarina e Paraná. A empresa já anunciou que em breve suas empresas ATL (RJ e ES), Tess (SP), Telet (RS) e Americel (Centro-Oeste e Norte) também vão abandonar o TDMA do SMC - Sistema Móvel Celular - para se integrar ao SMP. É mais do que razoável, portanto, imaginar que quando todas as operadoras da Telecom Américas estiverem com seus sistemas integrados nacionalmente, a empresa potencialize a sua comunicação através de uma única marca e, por conseguinte, uma única agência. Pelo bom desempenho que a F/Nazca está tendo na conta da ATL - cujo presidente, Carlos Henrique Moreira, também comanda o grupo Telecom Américas -, não é difícil imaginar quem vá ficar com a conta nacional. Esta tendência de atuação nacional deve igualmente ser seguida pela Telefônica Celular que, como há tempos se comenta, não tem motivos para manter a marca Telesp Celular em São Paulo. Um exemplo dos complicadores desta prática é a campanha atual veiculada no Rio e em Porto Alegre, da "Coisa", que foi criada em São Paulo, com assinatura da Telesp Celular, e teve que ser adaptada para os outros mercados com a assinatura da Telefônica. Finalmente, em todo este processo, segundo analistas do setor de telecomunicações, quem saiu perdendo foi a Telemar, que não teve fôlego financeiro para superar os concorrentes multinacionais no leilão pela licença de operar em São Paulo. Sua marca Oi, cujo sucesso de vendas é inegável nas regiões Norte e Leste, só poderá operar no restante do País através de roaming de outras operadoras, o que não prejudica o usuário, mas a impedirá de se tornar um anunciante nacional. (Marcio Ehrlich -www.janela.com.br)
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