arrow_backVoltar

Pot-Pourri

Bingos; Consórcio JB/O Dia; capital estrangeiro na mídia; revistas Sherbet e Oi; vendas de celulares; Gabinete C

06.12.02

- A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que proíbe a propaganda de bingos em cartazes, pôsteres, painéis e emissoras de rádio e televisão, fora da faixa de horário entre 23h e 6h. A multa para quem desobedecer a lei será de R$ 100 mil a R$ 300 mil. A emissora que não seguir a determinação poderá ter sua transmissão interrompida. A proposta ainda será analisada pelas comissões de Educação, Cultura e Desporto e de Constituição e Justiça. Depois vai para o Senado.
Cari Rodrigues, de Brasília (www.mmonline.com.br)

- Com a presença do empresário Nelson Tanure, da Companhia Brasileira de Multimídia e do JB, e do vice-presidente de O Dia, Fernando Portella, aconteceu na quarta-feira, 04/12, a solenidade da assinatura do contrato do Consórcio de Mídia Impressa, que uniu os interesses dos dois jornais. O Consórcio, que visa minimizar custos e maximizar receitas, é um projeto encabeçado pelo O Dia. Por meio desse acordo "os anunciantes terão vantagens para expôr suas marcas nos veículos envolvidos" - informou a assessoria de O Dia, via email. O projeto prevê a gestao em comum dos departamentos Comercial, de RH, Informática e Financeiro, mantendo as áreas editoriais em atividade independente. Julio Hungria (www.bluebus.com.br)

- O Senado aprovou na quarta-feira, dia 4/12, o projeto de conversão em lei da Medida Provisória 70, que regulamenta a participação do capital estrangeiro em até 30% das empresas de comunicação brasileiras. O texto agora segue para sanção do Presidente da República, mas foi aprovado com as modificações feitas na Câmara dos Deputados. A principal delas é a supressão do artigo 09, que permite a participação de um mesmo acionista em várias empresas de mídia.
Cari Rodrigues, de Brasília (www.mmonline.com.br)

- Um novo tipo de publicação foi lançado em Londres. Quem andar nos taxis da capital inglesa, poderá agora encontrar no banco traseiro a revista Sherbet, produzida em parceria da Taxi Promotions UK com a editora Chameleon Publishing. As empresas vêem nessa segmentação a possibilidade de atrair anunciantes que queiram atingir um público de alto nível -como os executivos, que utilizam esse meio de transporte três ou quatro vezes ao dia. (www.voxnews.com.br)

- As vendas de telefones celulares, em todo o mundo, cresceram 7,8% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. De julho a setembro de 2002, foram vendidos 104,3 milhões de aparelhos, segundo a Dataquest. A finlandesa Nokia liderou o ranking, com 37,4 milhões de aparelhos vendidos, e elevou sua participação no mercado global de 34,1% para 35,9%. A Motorola, por outro lado, reduziu sua fatia de 15,2% para 14,4%. (www.evillage.blogspot.com)

- Cillas Amaral, diretor de criação da Gabinete C, de Brasília, apresentou uma nova mídia idealizada pela agência e aprovada por seu cliente, que controla os hotéis Manhattan Plaza e Kubitschek Plaza. Nas esteiras de coleta de bagagem do aeroporto, duas malas ficam permanentemente expostas, carregando mensagens (em forma de balões de história em quadrinhos) com textos como: "Oba! Vou para o Hotel Manhattan Plaza". "A reação do público é ótima e alivia um pouco a tensão da espera.", diz Cillas. Claudia Penteado (www.ccrj.com.br)

- Já está sendo distribuído o primeiro exemplar da Revista Oi, publicação bimestral da empresa de mesmo nome, sobre cultura, estilo e atualidades. No número de estréia, a capa é com Davi Moraes. Outros entrevistados são o casal Fernanda Young e Alexandre Machado, Moreno Veloso, Eryk Rocha e Preta Gil. O projeto é da Selulloid AG, e Flávio Rozemblatt é o publisher. A revista será vendida em bancas e via assinatura. Cada exemplar custa R$ 7,90.
Carolina Hungria (www.evillage.blogspot.com)


Pot-Pourri

/