Pré-Estreia

Com IA, Cartola canta com a torcida do Fluminense, por Betano

01.04.24

A Betano, patrocinadora do Fluminense entre 2021 e 2024, celebra as conquistas do clube carioca em campanha criada pela Wieden+Kennedy São Paulo e que traz o conceito "Fizemos História".

O comercial (assista abaixo), que chega à telinha nesta terça-feira (2), destaca momentos históricos do time, ao som da música “Tá Escrito”, composta por Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini, interpretada pelo sambista Cartola, que foi torcedor do Tricolor carioca. O artista também faz uma narração no início do filme. Tudo foi produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial.

A canção “Tá Escrito” embalou os torcedores na conquista da Libertadores da América, em 2023. Com a Betano como patrocinadora, o Fluminense ganhou também dois títulos do Campeonato Carioca e a Recopa.

Além do filme para TV aberta, a comunicação é composta por peças para mídia exterior, social e digital.

Com apoio e autorização da família de Cartola para os seus direitos autorais, a ideia foi desenvolvida em parceria com o estúdio Comando S Áudio e as produtoras de filme Joint e Lukthis Studio. Um software de IA ajudou a analisar horas de entrevistas e centenas de músicas do artista.

"Para marcar a parceria histórica entre Betano e Fluminense, convocamos o Cartola, uma das vozes mais icônicas da história tricolor. Tendo como referência uma canção que se tornou símbolo para a torcida, recriamos um momento único em que um dos torcedores mais célebres do tricolor também pode entoar essa música e eternizar esse momento de glória", pontua Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy América Latina.

Nesta quarta-feira (3), a partida de estreia do Fluminense pela Libertadores será palco da despedida da parceria com a Betano. Para finalizar esse capítulo, o time contará com uma camisa comemorativa.

Ficha Técnica:

Agência: Wieden+Kennedy São Paulo