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ABA e Abap em defesa da propaganda
Clique aqui, aqui e aqui e assista aos filmes criados pela AlmapBBDO para Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).
Os comerciais fazem parte da campanha "Propaganda faz diferença", e têm o objetivo de valorizar a publicidade como ferramenta de respeito à liberdade de escolha do consumidor.
Um primeiro filme, também criado pela Almap, já está sendo veiculado (leia aqui).
A campanha conta ainda com anúncios, peças para rádio (ouça aqui e aqui) e para internet.
"A boa propaganda gera recursos para que os veículos tragam programação e notícias de qualidade e com isenção", defendeu Luiz Lara, presidente da Abap, durante a apresentação das novas peças da ação.
"A campanha é a face mais visível de uma agenda positiva, em torno da qual a ABA e a Abap se uniram desde o 4º Congresso Brasileiro de Publicidade", pontuou Dalton Pastore, presidente do Conselho da Abap, destacando que as duas entidades deixaram de lado as divergências a respeito de modelos de negócio e remuneração de agências para focar na defesa da publicidade.
Luiz Carlos Dutra, presidente do Conselho da ABA, afirmou que cada vez mais a empresa anunciante percebe o valor da boa propaganda. "O segundo ou terceiro maior investimento de uma companhia é em propaganda, que é uma ferramenta de desenvolvimento do mercado como um todo", destacou.
O presidente da ABA, Ricardo Bastos, ressaltou ainda o impacto positivo da propaganda na indústria e também a boa relação do consumidor final com a publicidade. "O público brasileiro tem uma relação boa com a propaganda. Quem na infância não decorava jingles? Com essa campanha, fazemos um resgate do passado e uma ponte para o futuro", disse.
O sócio e diretor de criação da AlmapBBDO, Marcello Serpa, elogiou o briefing que foi passado pela ABA e Abap para a Almap, que criou voluntariamente a campanha "Propaganda faz diferença".
"A publicidade tem sido 'demonizada' por determinados setores, como algumas ONGs e parte do governo. Nós, que estamos no dia-a-dia criando, às vezes esquecemos o valor daquilo que produzimos. E foi muito bom receber um briefing claro e bem detalhado, focado em mostrar o valor da propaganda", disse Serpa, que apresentou os anúncios, filmes e spots.
Ficha Técnica Filmes
Anunciante: Aba/Abap
Título: Faz Diferença, Pra que serve, Reunião, Crítico
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: Marcello Serpa, Renato Simões e Bruno Prosperi
Produtora: Cine
Direção: Sergio Cicinelli
Rtvc: Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Tesis
Montador / Editor: Chiquinho, João Branco
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto
Aprovação: Luiz Lara, Rafael Sampaio, Ricardo Bastos, Luiz Carlos Dutra e Dalton Pastore
Ficha Técnica - Anúncios:
Anunciante: Abap/ABA
Títulos: Palhas de Aço, Preservativos, Sandálias
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: Bruno Prosperi
Redator: Renato Simões
Fotógrafo: Daishi Pais
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto
Mídia: Laerte Mendonça, Clayton Amato
Aprovação: Luiz Lara, Rafael Sampaio, Ricardo Bastos, Luiz Carlos Dutra, Dalton Pastore
Ficha Técnica Rádio:
Anunciante: Abap/ABA
Títulos: Crítico, Investimentos
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: Marcello Serpa, Renato Simões, Bruno Prosperi
Rtvc: Vera Jacinto
Produtora: Tesis
Atendimento: Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto
Mídia: Laerte Mendonça, Clayton Amato
Aprovação: Luiz Lara, Rafael Sampaio, Ricardo Bastos, Luiz Carlos Dutra, Dalton Pastore
Comentários
Aldo Guilhotte - O que eu acho engraçado nessas iniciativas de se estimular a propaganda é que fala-se nela como se qualquer empresa pudesse fazê-la. Publicidade custa uma fortuna a não ser que você anuncie naquelas midias que ninguém vê. Porque não se cria uma campanha estimulando os principais veículos a reduzirem seus preços?