Pré-Estreia

W+K cria em defesa do povo Yanomami

02.06.20

Vinte mil garimpeiros ilegais podem se tornar o principal vetor de transmissão da Covid-19 na Terra Indígena Yanomami, de acordo com estudo do Instituto Socioambiental (ISA) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com revisão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Neste cenário, o Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana apresenta a campanha #ForaGarimpoForaCovid, criada pela Wieden+Kennedy São Paulo, com o objetivo de mobilizar a sociedade para pressionar o governo retirar os invasores ilegais do território, de modo que o povo Yanomami possa fazer o isolamento social para evitar a transmissão do coronavírus.

O filme para TV aberta e internet (assista abaixo) prevê quais serão as trágicas notícias que se tornarão reais nos próximos meses, se nada for feito agora.

A comunicação, que convida o público a assinar esta petição, será composta ainda por mais dois comerciais, além de peças para mídias sociais e out of home.

"A Terra Indígena Yanomami é a mais vulnerável da Amazônia ao coronavírus. O sistema de saúde que atende ao território tem limitações relacionadas ao transporte de doentes, poucos leitos e respiradores. Além disso, o histórico de saúde dos Yanomami pode fazer com que a taxa de letalidade da doença seja maior entre eles do que na população brasileira em geral", ressalta Bruno Weis, coordenador de comunicação da ISA.

"Não estamos falando de um futuro distante, de uma realidade que só será observada pela sua 4ª geração. Estamos falando de 15 dias, um mês", alerta Mariana Borga, diretora de criação da W+K.

"As atitudes agora têm efeitos imediatos na preservação da vida, da cultura e da história. Ou seja, não há campanha mais relevante para apoiarmos no momento", defende Fabiano Higashi, também DC da agência.

Ficha Técnica:

AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo

TÍTULO: 2020

CLIENTE: Fórum de Lideranças Yanomami e Ye'kwana por meio das organizações Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Wanasseduume Ye'kwana (SEDUUME), Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK), Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (TANER) e Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA)

PRODUTO: Campanha Fora Garimpo, Fora Covid

DIRETORES EXECUTIVOS DE CRIAÇÃO: Eduardo Lima | Renato Simões

DIRETORES DE CRIAÇÃO: Mariana Borga | Fabiano Higashi

REDATOR: Bruno Pereira

DIRETORES DE ARTE: Ana Blanes | Fabiano Higashi

RTV: Regiani Pettinelli | Thais Bonizzi

PRODUTOR DIGITAL: Mauricio Yamashita

ATENDIMENTO: Fernanda Antonelli | Nathalia Assad

PLANEJAMENTO: André Troster | Gabriel Marchi

SOCIAL STRATEGY: Gabriel Marchi

MÍDIA: Aga Porada | Michele Fernandes | Marina Signori

ILUSTRAÇÃO: Ana Blanes | Fabiano Higashi

FOTÓGRAFO: Charles Vincent/ISA | Claudia Andujar | Milton Guran/Agil | Nair Benedicto/Agência F4 | Geoffrey O'Connor | Volkmar Ziegler

RECORTE DE JORNAIS: Jornal da Tarde, 30/07/1980 | O Estado de S. Paulo, 05/06/1981

PRODUTORA: Joint

MONTADOR: Christian Balzano

PRODUTORA DE SOM: Satélite Áudio

DIREÇÃO MUSICAL: Kito Siqueira e Roberto Coelho

ATENDIMENTO SOM: Renata Costa e Nicole Bonnet

PRODUÇÃO MUSICAL: Hurso Ambrifi | Daniel Iasbeck | Mike Vlcek | Thiago Colli | Charly Coombes | Helton Oliveira | Ian Sierra.

FINALIZAÇÃO: Carla Cornea | Isadora Penna

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Ana Cordeiro | Renan Marques