Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Talent em anúncios sem tinta para Rainha
A Rainha está lançando um tênis todo produzido com materiais que não agridem o meio ambiente, o "Rainha Autêntico Eco Consciente".
Para enfatizar o lado "ecológico" do produto, a Talent criou campanha de mídia impressa sem usar sequer uma gota de tinta.
"Enquanto todos estão buscando impressão em diversas cores, anúncios em 3D, verniz especial, nós tomamos o caminho contrário: optamos por peças sem tinta, para que a campanha seja tão ambientalmente responsável quanto o produto", disse ao Clubeonline o diretor de criação Leo Macias, da Talent.
Ele conta que até foi cogitada a idéia de se produzir anúncios com tinta à base de água, pesquisaram ainda por tintas à base de bambu, mas, finalmente, decidiram que as peças deveriam ser produzidas sem tinta, para que a campanha também fosse 100% ecológica, inclusive utilizando papel reciclado.
"Buscamos fazer uma campanha que não fosse 'eco-chata' ou 'bio-desagradável'", brinca Macias. "Por isso decidimos por algo moderno, diferente. Um anúncio de mídia impressa sem tinta é algo inédito", garante.
Peças de revistas em três versões diferentes trazem títulos que remetem aos features ecológicos do produto. Para estampar as páginas sem a utilização de tinta e cores, as imagens e textos foram produzidos utilizando apenas clichês - impressão cuja imagem é gravada em alto-relevo.
Os críticos poderão apontar para uma possível dificuldade de leitura das peças. Macias defende: "a pessoa está lendo uma revista, com um monte de coisas coloridas, quando ela se depara com aquele encarte sem cor, tem um impacto. A falta de cor é um elemento mobilizador e o consumidor certamente vai querer saber do que se trata", afirma.
A agência criou ainda uma ação de mídia exterior: sinais de + serão colocados entre lixeiras seletivas em locais públicos. Ao final da seqüência das latas identificadas para dejetos de papel, vidro, metal e plástico, por exemplo, será colocado um sinal de "=" e, em seguida, um anúncio da marca dizendo que o produto é o primeiro tênis do mundo feito 100% com materiais reciclados.
Ficha Técnica:
Agência: Talent
Cliente: Alpargatas
Produto: Rainha Eco
Criação: Leo Macias, Fábio Rodrigues, Guigo Oliva
Direção de Criação: João Livi/ Leo Macias
Atendimento: Rogério Dezembro/ Camila Mancebo
Ilustração: Luiz Totem
Aprovação: Rui Porto
Comentários
Roberto Leal - Nos anúncios não falta nada. Aliás, sobra. Tirem acento na palavra PAPÉL. Aqui na minha terra isso não existe.
Murillo - Eu nao sei se voces sabem, mas papel reciclado brasileiro não é tao ecologico como se parece! a realidade brasileira de fabricação de papel proveniente de 100% florestas plantadas tem mais beneficios que estes supostos papeis que sao fabricados em tratamento algum de efluentes. As empresas usam o papel reciclado para parecer ecologicas, mas nem sabem como eles sao fabricados.
Carlos - Roberto, acredito que o "papél" não faz parte do anúncio, só do release.
caio - Com acento no lugar errado ou não, achei uma campanha muito legal.
Landa - Com certeza. Campanha muito bacana, independente do papel ser ou não reciclado.
Luana - Adorei, super criativo!
Man - Olha que nem é tão inédito isso eim. http://adsoftheworld.com/media/ambient/spfw_ink
Jean - Verdade Man, igualzinhos. Seguindo essa genial linha de raciocínio, todos os anúncios que usam tinta também são a mesma idéia.