Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
16 anúncios reunidos formam outro. Criação da Africa
A abertura da "30ª Bienal de São Paulo - A iminência das poéticas" acontecerá nesta sexta-feira (07), em São Paulo, no Parque Ibirapuera.
A mostra poderá ser conferida até o dia 9 de dezembro e pretende oferecer uma plataforma para o encontro entre o público e a diversidade das poéticas. Estarão reunidas cerca de 3 mil obras de 111 diferentes artistas.
Para promover o evento, a Africa criou campanha que destaca o "caráter único e imprevisível" das Bienais de São Paulo, além de provocar, assim como a mostra, a integração.
Foram criados anúncios que, isoladamente, destacam temas corriqueiros e triviais. As peças dizem, por exemplo, Chuva complica saída para o feriado, Restaurante descolado lota nas primeiras noites, Ex-jogadores são candidatos, Ex-BBB vai posar para revista. Todas as afirmações são amarradas com a mesma constatação: A maioria dos eventos é previsível. Venha a um que não é, conceito central da campanha.
A reunião dos 16 anúncios cria uma nova peça, que forma um grande olho, em estímulo à observação de tudo que a Bienal traz de novo para o espectador.
As peças foram produzidas a partir dos principais elementos que constituem a identidade visual da própria exposição, como uso do preto e branco e fontes monoespacejadas.
"Todos os elementos produzidos pelo workshop nacional, que criou a identidade visual da 30ª Bienal, estão muito bem representados na campanha. Seus 16 anúncios dialogam diretamente com o conjunto de 30 cartazes produzidos para o evento", comenta André Stolarski, coordenador geral de comunicação da Bienal.
"O diferencial dessa campanha é que imprimimos dois universos: os anúncios funcionam isoladamente, mas também se completam e se integram quando estão reunidos. Foi uma aproximação aos conceitos que norteiam a Bienal deste ano, que, entre outros aspectos, questiona a imprevisibilidade da arte, explica Guy Costa, diretor de criação da Africa.
Um painel com todos os anúncios reunidos também estará na Bienal e poderá ser visto como um mosaico completo. Em parceria com a revista Contigo, as oito primeiras peças serão veiculadas no dia 6 de setembro e os demais anúncios na semana seguinte.
Ficha Técnica:
Título: Previsibilidades
Peça: Anúncios
Anunciante: Bienal de São Paulo
Produto: Institucional
Agência: Africa São Paulo Publicidade Ltda.
Redator: Eugenio Mohallem
Diretores de arte: Guy Costa, Crystian Cruz
Diretores de Criação: Eugenio Mohallem e Guy Costa
Diretor Geral de Criação: Sergio Gordilho
Atendimento: Vinicius Reis, Heloisa Pupim, Bruno Barella
Mídia: Luiz Fernando Vieira, Francisco Custódio, Rodrigo Gandini, Cristiane Petrucci, Janaina Saldanha
Tratamento de imagem: Africa Produções
Produção Gráfica: Carla Lustosa, Edson Harada
Aprovação/cliente: Luis Pérez-Oramas, André Stolarski, Marta Delpoio, Felipe Taboada, Gláucia Ribeiro