Preto À Porter

Série escrita, dirigida e apresentada por negros estreia no UOL

24.08.21

Estreia nesta terça-feira (24), às 11h, no Canal UOL, a série Preto à Porter, totalmente escrita, produzida, dirigida e apresentada por pessoas negras.

Com a proposta de "resgatar a realeza negra", a atração, criada e dirigida por Rodrigo Pitta, em parceria com a Mov, a produtora de vídeos do UOL, e o coletivo de entretenimento internacional Team O!, terá cinco episódios temáticos e semanais, resgatando histórias por meio de depoimentos, entrevistas, reportagens e números musicais, destacando a grande contribuição da África para a formação da cultura brasileira.

O programa, publicado pelo Selo Plural, projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes de produção e conteúdo, será apresentado pela artista Neyzona (Loo Nascimento), pelo fotógrafo Roger Cipó, pela historiadora Caroline Sodré e pelo ator Helio de La Peña.

Entre os assuntos abordados estarão temas como ancestralidade, cultura, música, arte e religiosidade, em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, mas também visita países como EUA, Camarões e Senegal, e conta com repórteres especiais pretos em cada um dos núcleos.

Entre os convidados de Preto À Porter estão nomes como Gilberto Gil, Preta Gil, a cozinheira Dadá, Chico Brown e Bruno Gagliasso, além de advogados, médicos, antropólogos, políticos, empresários e engenheiros.

"Vamos apresentar exemplos de vitória e orgulho, dando visibilidade a pretos que estão inseridos em contextos sociais, culturais e econômicos importantes no Brasil, porém, muitas vezes, invisibilizados pelo racismo estrutural. Com esta proposta, a série pretende diminuir a falta de representatividade, que impede o processo evolutivo do povo preto na sociedade", comenta Pitta.

A música de abertura da série, inédita, foi composta pelo próprio Pitta e pelos Gilsons, banda musical formada por filhos e netos de Gilberto Gil.

"Ao mostrar exemplos aspiracionais da cultura negra, Preto À Porter cumpre um papel importante de produzir visibilidade afirmativa para temas relevantes na sociedade, tudo a partir de um conteúdo original, com olhar brasileiro, e a qualidade editorial do UOL", aponta Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Preto À Porter