arrow_backVoltar

Procon-SP

Telefônica lidera lista de reclamações, de novo

13.03.09

A Telefônica lidera a lista de reclamações de consumidores paulistas em 2008, de acordo com levantamento divulgado pelo Procon de São Paulo nesta sexta-feira (13).


É o terceiro ano seguido que a companhia lidera o ranking. Em seguida, aparecem Itaú, TIM, Unibanco e Brasil Telecom.


O Procon-SP afirma que a lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas com a primeira intervenção do órgão, tornando necessária a abertura de processo administrativo.


Em 2008, de 531.116 queixas preliminares, 27.747 se transformaram em reclamações fundamentadas.


A Telefônica recebeu 3.601 reclamações fundamentadas em 2008, das quais 2.974 foram atendidas. O Itaú resolveu 828 das 1.586 queixas. A TIM solucionou 466 dos 892 problemas relatados por consumidores. Já o Unibanco resolveu 444 de 773 reclamações, e a Brasil Telecom atendeu 476 queixas do total de 758.


Em termos de categorias, a de "Produtos" (móveis, eletrônicos, vestuário etc.) foi a que registrou maior número de reclamações (31% do total), seguida pelas instituições ligadas ao setor financeiros (bancos, cartões de crédito, financeiras etc.), com 28% das queixas.


Já as empresas que prestam serviços essenciais, como água, telefonia e luz, receberam 26% das reclamações. A área de "Serviços Privados" (escola, clubes, oficina mecânica etc.) teve 11%, e a de "Saúde" (planos de saúde, cosméticos medicamentos etc.), 3%.


As informações são do jornal O Globo, leia aqui.


Comentários

Kid - Nossa, tô mal. Meu telefone de casa é Telefônica, meu celular é Tim e tenho conta no Itaú e no Unibanco. Socorro.


 

Procon-SP

/