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Propaganda de medicamentos

Audiência pública discute mudanças

01.07.08

Cerca de 200 representantes dos setores farmacêutico, publicitário, de órgãos de saúde pública e de defesa do consumidor participaram nesta segunda-feira (30) de audiência pública para discutir a propaganda de medicamentos no país.


Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, estão em discussão "mecanismos que permitam informação com equilíbrio, propagandas que exaltem as qualidades do medicamento na mesma proporção em que os riscos são informados”.


O presidente da Febrafarma, Ciro Mortella, defende o debate. “A discussão acerca da atualização das regras é importantíssima, já que toda regulamentação precisa acompanhar o dinamismo da realidade”.


Os participantes analisaram os termos de uma nova resolução para propaganda de medicamentos. Uma das possíveis mudanças discutidas é a veiculação de advertências durante a publicidade de remédios isentos de prescrição (únicos autorizados a ter propaganda voltada ao público leigo).


“O telespectador que está gripado e assiste a uma propaganda de vitamina C deve ser informado de que há um risco, mesmo que seja mínimo, de problemas renais”, exemplifica Emília Vitória da Silva, representante do Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos (Cebrin) do Conselho Federal de Farmácia CFF.


Também estão em discussão critérios para a propaganda dirigida aos profissionais de saúde, para a propaganda indireta e para a distribuição de amostras grátis.


A atualização da regulamentação da propaganda de medicamentos ainda poderá ser tema de outros debates e passará pela avaliação da Diretoria Colegiada da Anvisa. O novo regulamento deve ser publicado ainda este ano.


Leia anterior sobre assunto aqui.

Propaganda de medicamentos

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